quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Das coisas que ninguém fala sobre a gravidez

Sei que hoje é 31 de dezembro e que a data pede aqueles papos de fim de ano e tal. Acontece que passei a noite com a sola do pé coçando e ardendo e vou voltar àquele papo sobre as coisas que ninguém fala a respeito da gravidez.

Enjoo, inchaço, falta de ar, dor nas costas. Disso todo mundo já ouviu falar. Mas a dor no púbis, o fenômeno do incrível Hulk e o prurido gestacional foram grandes surpresas pra mim. A dor no púbis aparece quando o bebê começa a descer, pressionando sua almofadinha e dando maior amplitude ao seu lindo andar de pernas abertas à la pata choca.

Sobre as veias saltadas, olha o que eu achei:

"Aranhas vasculares surgem entre o segundo e o quinto mês de gestação, sendo mais freqüentes em mulheres caucasóides (até 67% de acometimento).6 São mais encontradas nas áreas de drenagem da veia cava superior, como face, pescoço e membros superiores, e seu tamanho tende a aumentar ao longo dos meses. Altos níveis de estrógenos parecem responder por sua origem."
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962005000200009&script=sci_arttext

Tá explicado, né?

Agora, a última: alergia.

Começou há quase duas semanas. Primeiro foi nas mãos. Apareceram umas bolhinhas na base dos dedos que coçavam muito. Achei que tinha sido picada de algum inseto. Depois que elas atingiram todos os dedos da mão e se espalharam pros pés, vi que era uma espécie de alergia. Primeiro pensei que fosse algo que eu tinha comido. Mas depois de uns três dias de estabilidade nas reações, e eu sem comer nada diferente, descartei essa hipótese. Pensei então que fosse a Ranitidina, porque minha nova cartela era de um laboratório diferente. Suspendi a medicação e fiquei lidando com minhas dores gástricas só com magnésia. E nada de a bendita coceira passar.

E aí comecei a entrar em pânico: "Meu Deus, e se eu tiver desenvolvido alergia a algum alimento? Soja? Lactose (aaaaaaaaaargh!!)? Glúten?" Então tive a brilhante ideia de ver se esse fenômeno tinha alguma coisa a ver com a gestação. E adivinhem só? Tem sim.

Vejam o que encontrei:

"A grávida pode apresentar urticária?

Sim. Existe uma urticária que é um prurido da gestação. Normalmente surge no final da gravidez, com placas vermelhas, que coçam muito. Pode aparecer também uma urticária colinérgica. Ou dermografismo, que também melhora com loratadina."

http://oglobo.globo.com/saude/maternidade/mat/2006/11/24/286776884.asp

Procurando em vários sites especializados, descobri que existem várias doenças dermatológicas que podem surgir ou se intensificar durante a gravidez por causa dos hormônios. A boa notícia é que elas não ameaçam a saúde do bebê e passam logo após o parto. Ô, glória! Só mais umas duas semanas de coçadinhas...

E um feliz ano novo sem alergias!

16 comentários:

Lu Iank disse...

Oi Lia
Ler os seus posts é como estar me vendo no espelho e me descrevendo. É incrível como as sensações, dores, medos, alergias, ansiedade, veias saltadas, etc são iguais para todas. A minha alergia está localizada no queixo. Como sou alérgica a frutos do mar, tentei lembrar o que poderia estar causando a bendita, até me recordar do fenomeno gravidez. Do meu primeiro filho foi exatamente igual e o incrível foi que logo após o nascimento tudo desapareceu como por milagre. E vamos nós, reta final se aproximando. Já dá quase pra ver a linha de chegada ali em frente. Que 2010 seja um ano abençoado para as nossas familias e que as nossas meninas venham com muita saúde...
Bjs
Lu

Laura disse...

Querida,

Como vc mesmo viu, sou novata no universo dos blogs.Queria ser sua seguidora !!
Como faço ?

Bj

Lia disse...

Então, Laura. Acho que você clica ali em cima, naquela barra azul escura, no link "seguir" (é o que está mais à esquerda). Depois me diga se funcionou. Beijão!

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

O Lia!!
Perrengue no final da gestaçao!!??? So o qe faltava mesmo... Estou aqui para te desejar um otimo 2010, que, nao tenho duvidas, sera muito especial pra vc, que ja ja sera mamae!! Beijos!!!

Patricia disse...

Tive essa alergia. Começava todo dia no final da tarde e coçava a noite inteira. E se não tivesse lido esse post, jamais me lembraria disso. O bom da gravidez é isso, a gente esquece as coisas chatas e só guarda o que foi bom. Mas até lá, dá-lhe coceira, nariz entupido, dor em lugares inimagináveis e por aí vai... Ainda bem que falta pouco, né?

bjs, bom finalzinho de 2009!

Tathyana disse...

Ah e tem rinite tmb, porque eu sou a rinite em forma de pessoa. Agora eu tinha um lance super estranho na gravidez da Alice: minha barriga esquentava como se estivesse derramado água quente,só que lá dentro. Depois andou até o pé e alternava entre barriga e pé, tudo do lado direito. Médico nenhum soube explicar isso rssss.

Bjsssssssssssss

Irina disse...

menina, sabe que outro dia eu fui ao banco e estava lá, na fila preferencial... mas o banco estava tão, mas tão lotado que até essa fila estava grande.
aí chegou um senhorzinho e passou na minha frente [eu era a próxima] falando que "velho passa na frente, né?" e eu dei um sorrisinho.
daí a sra que tava logo atrás de mim falou pra ele que tinha fila, com ordem de chegada e tralalá e que tinha 6 pessoas na frente dele, incluindo eu.
ele olhou pra mim [grávida de 7 meses na época, barrigudíssima] e perguntou com cara indignada "vc tem mais de 65 anos???".
eu dei uma risadinha e respondi bem polida "é, se eu tivesse, realmente estaria bem conservada" e a fila inteira riu.
qdo o caixa chamou, eu passei na frente dele e ele resmungou "então eu vou ter que passar atrás de vc?"
"sim, e daquela sra e daquela e daquele sr e daquela outra grávida ali e..."

normal, sabe.
já acostumei que tem gente que simplesmente não respeita grávida.
mas, sinto muito, faço valer meu direito. a lei é federal, afinal de contas, não?

Carol disse...

Lia, só pra dizer que apesar de tudo, acho tudo isso que você conta lindo! Rs... Um ótimo 2010!

Renata disse...

Tadinha de você, foi presenteada com vários sintomas incomuns (bom, pelo menos pra mim...eu nunca tinha ouvido falar nessa urticária). Ainda bem que está no finzinho e depois tudo vai valer a pena!
beijo enorme, um feliz ano novo e um 2010 incrível pra vc! Re

Fabiola disse...

Calma Lia.. eu sei que é difícil... mas calma... é a reta final.. :) pense só na belezura que vem por aí.. o resto, vc tira de letra... :)
bjinhos e feliz ano novo!

Carol disse...

minina, mas acho que deve ser esse tipo de coisa que rapidamente se esquece, não?
bom, espero que sim!

e que passe logo!

que vc tenha um lindo 2010 com a Emilia no colinho!

beijão!

Anônimo disse...

Só pra vc pra lembrar que eu tive as tais aranhas, eu juro que tinho apagado isso da mente. Lembro que, na éoca, não consegui achar muita coisa a respeito em português. Só achei sobre as "spider veins". Bom, o que eu posso te dizer é que elas somes, desaparecem, não deixam nem rastro. Melasma demora um pouquinho mais, mas some tbem! Beijo, quase lá, quase lá!

Dany Rabelo disse...

Oi Lia!
Resolvi comentar só pra te agraddecer por essa e muitos outros esclarecimentos. Acompanho seu blog desde o comecinho (estou apenas com 2 semanas a menos que você) e também desenvolvi essa "alergia", primeiro nos pés e agora nas costas, já tava me desesperando sem saber o que era direito, mas agora tô mais tranquila.

Bjos meus e do Arthur pra você e sua bonequinha Emília!

Thaís Rosa disse...

querida, essa dor no púbis é um porre, né! também nunca tinha ouvido falar, até começar a sentir e achar que o filhote ia nascer muito antes da hora!!! aí uma amiga me falou que tinha tido, que era comum e tals... Mas, te prepara, que também tem outras tantas cositas que ninguém fala do parto ou dos primeiros meses... nada como a experiência, né não?? mas isso é assunto pra outros posts e comments... hehehe
beijo grande, força aí na reta final!!
tha

Ro souza disse...

Engraçado, o efeito incrível Hulk eu não percebi até ler o q vc escreveu. Sou branquela, todas as veias sempre apareceram mas olhando bem estão mais aparentes. Agora a alergia...nesta semana apareceram umas coceirinhas, pareciam uma picadas. Culpei os cachorros, achei q eram pulgas. Tadinhos, estão limpinhos sem nem sinal de infestação. Nada de diferente na alimentação, então só pode ser alergia de grávida! E lá vamos nós na semana 33.
Os próximos dias com certeza passarão rápido! Jajá vc terá sua filhota no colo. Boa hora p vcs!

Unknown disse...

estava muito preocupada com uma coceira e umas bolinhas que apareceram no meu pé do dia pra noite ,li sua postagem nossa fiquei super tranquila *-* mais amanha irei no medico fazer uns exame,quando volta do hospital conto o que aconteceu :)
#Renan meu príncipe te amo nn vejo a hora de te ver #34 semanas <3


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.