segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Semana do aleitamento

Hoje não vou escrever muito, porque quero passar o dia lendo as experiências de amamentação das outras mães blogueiras (principalmente aqui).

Também já estou me preparando para essa que deve ser a experiência mais importante do início da maternidade. Por orientação da minha médica, desde o segundo mês já estou esfoliando (ou esfolando) os mamilos com bucha vegetal. No começo achei que estava fazendo errado, porque não estava sentindo muita coisa. É meio estranho a sensação de esfregar algo no bico dos seios, mas fora esse estranhamento, não doeu, não arranhou, não percebi nada. Daí que resolvi ser mais violenta, como costumo ser com outras coisas (gosto de me coçar com escova de cabelo, por exemplo). Aí sangrou, e tive a certeza de que estava no caminho certo! Rá!

Foi sem querer, minha intenção não era ferir. E foi bem pouquinho mesmo, foi mais um "ops!" que um "AI!". Tudo 100%, hoje recomeço o esfolamento...

E dessa vez eu quero palpites, porque minha próxima consulta é só daqui a três semanas: pra fortalecer meus mamilos a delicadeza resolve, ou um quê de vigor é realmente necessário? Um pouquinho de sangue faz parte do processo? Agradeço os comentários.

10 comentários:

Lidia Barreiros disse...

desculpa Lia...não posso te ajudar...
rs

Flavia disse...

hahahhaha.... Desculpa, já sei que não era para rir, mas achei engraçado a maneira que vc contou.
Eu não passei bucha no peito durante a gravidez, mas arrisco dizer que não precisa esfolar o peito. Porque chegar na semana 40 com os mamilos machucados não deve ajudar muito, não é? risos... Brincadeiras a parte. Uma coisa importante é a tal pomada Lasinoh. Nem todas as mulheres racham o bico, mas se acontecer com vc essa pomadinha é um santo remedio.
Mas melhor que isso é vc tentar encontrar um grupo de apoio a amamentação, antes de ter o nenem, se vc puder ir a uma ou duas reuniões, pra ver um pouco da teoria das posições, da "pega" correta, e conhecer as pessoas, porque assim, se depois vc tiver algum tipo de problema, já sabe a quem socorrer. né?

ai, desculpa, falei demais... é que me empolgo.

Obrigada por divulgar as histórias.

Um beijo

Roberta disse...

Oi...que bom que gostou do meu depoimento sobre a amamentação...aproveitando que liberou vou dar meu pitaco na história...
Eu só passava a toalha depois do banho no mamilo!Parece só "papo", mas o segredo ta mesmo na "pegada" do bebe... e depois que ele mamar passar um pouquinho do própio leite e deixer secar livre...tente deixar sempre seco o mamilo...eu usei as conchas de silicone no inicio quando o leite vazava...ihh. ja estou fazendo outro relato...:)

beijos!

ps! Meu bb tb nasceu em janeiro!!

dannah5 disse...

Lia, nao esfola nao, isso nao ajuda!HEHE
A Flavia e a Roberta estao certas, a toalha eh otima, esfrega no mamilo depois do banho, tomar sol no peito tbm pq aumenta a melanina ( coisa q nao tenho, sou papel! haha) mas depende muito do bebe pegar direito e do tempo q ele mama, tem uma amiga minha q teve 3, 2 meninas e um menino, as meninas foram tranquilas mas o menino ela chamava de chupa cabra pq ele puxava com tanta força q doia, entao nao eh uma ciencia exata, mas vc se informa sobre como preparar, como ordenhar, como amamentar corretamente ( arranja um bonequinho ai pra treinar!hehe) como cuidar do mamilo machucado, tudo isso banco de leite explica, vai la e pentelha elas!hehe

beijocas, se Deus quiser vai dar tudo certo!!

Patricia disse...

Lia,
o que eu ia dizer, todas já disseram. Usei bucha, pero no mucho. E conchas e Lansinoh depois. Esse Lansinoh é ótimo. Se conhecer alguém que vai para o exterior, encomende alguns, porque aqui custa bem mais caro.
Mariana mamava sempre que pedia. Acho que isso me ajudou a ter bastante leite.
No mais, não esquenta, que é bem mais simples do que parece. Vai por mim. bjs

Lia disse...

Meninas, obrigadíssima pelos comentários. Estão todos anotados. E o curso de amamentação já está agendado... Beijos!

Anônimo disse...

Oi Lia, prazer é meu! Querida, eu não usei bucha, não. Faço de Patricia minhas palavras: Lansinoh neles! Agora tem gente que já começa a passar o creme durante a gestação mas eu lembro que na época entrei na pagina do fabricante e, eles próprios diziam que nada comprovava a eficácia de se iniciar o tratamento antes do aleitamento iniciar. Bom, fica a teu critério, mas que ela ajuda, ajuda. No mais, bate um papo com o futuro pediatra...Isso é muito importante, Lia. Olha, ontem fui a consulta com o Noah e o pediatra disse que 90% dos pediatras deixa explicita a prescrição na maternidade, com as enfermeiras"leite materno ou, se precisar, leite artificial". Então, eu acho que na primeira dificuldade elas vão te trazer o tal leite. Conversa com teu pediatra a respeito, tá? Beijão e até mais!

Rosana Oshiro disse...

Obrigada por participar da blogagem Coletiva do Mammys!
So falta colar o selinho e linkar o blog para participar do sorteio?! ;-p

Sobre a preparação dos seios para a amamentação:
Não é necessário fazer absolutamente nada!
Nem é recomendável passar sabonete no banho...
Simplesmente deixe eles 'em paz'...rsss

Como alguem falou, a pega correta é o fator mais importante no inicio.
Aprenda tambem diversas posições para amamentar seu bebê porque isso vai ajudá-la muito!

A lansinoh só deve ser usada em caso de fissuras.

Você pode participar das sessões cinematerna desde já! No fim da sessão de cinema as meninas trocam ideias sobre parto e amamentação e ajuda bastante as mães 'novatas'.

Voce pode participar mesmo antes de ter o bb.
Vale muito a pena!
Além de nutrir a alma ainda ganha experiência...

beijo

Roberta Lippi disse...

Oi, Lia, vou dar minha versão também. Meu médico disse que não era pra fazer absolutamente nada nos seios durante a gravidez,assim como disse a Rosana acima, porque não há nada comprovado que esses artifícios funcionam. Não precisa esfregar e se machucar, não. Como disse alguém aí em cima, não vai ajudar em nada você começar a amamentar com o seio ferido. Só vai piorar. O lance é a tal da "pega" mesmo, só que na verdade isso também não é fácil acertar de primeira. Eu até fiz uma enquete lá no meu blog sobre isso, e praticamente todas as mães que passaram bucha, tomaram sol e fizeram outras coisas também tiveram rachadura no seio. Eu tive, mas não foi muito e a tal Lansinoh foi quem resolveu, também. Em uns três dias a rachadura estava cicatrizada e não doía mais.
Beijos,
Roberta Lippi

Unknown disse...

Lia, nesse assunto já posso dar pitaco baseado na experiência. No início passei a toalha, depois usei um pouco da bucha (bem de levinho, não precisa esfolar), mas o que acho que ajudou mesmo foram os banhos de sol pela manhã. O Theo está mamando super bem. Bjs


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.