quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mala da maternidade

Eu sei, galera, que tá cedo, mas já quero me preparar pra essa bendita mala caso eu tenha de comprar mais alguma coisa (e tá tendo feira até domingo, altas bagatelas).

Acho que já li sobre isso em algum blog, mas não me lembro qual ou quais e trago o assunto de novo à tona: o que é necessário levar pra maternidade?

Listas por aí é o que não falta. Tem umas que dariam até excesso de bagagem num voo nacional. Então a ideia é enxugar a lista, esperando por um parto normal de internação curta. Na boa: se for necessária uma cirurgia, dá pra pedir pra mamãe ir lá em casa buscar mais roupas, não é mesmo?

A mala da mãe até que eu achei razoável. Vejam a lista da Johnsons, comentada por mim e abertíssima a comentários alheios:

- 01 pacote de absorvente próprio para o pós-parto; ok

- 01 chinelo de quarto; Algum problema se for havaianas? Não tenho chinelo de quarto e nem pretendo ter.

- 03 jogos de camisolas apropriadas para amamentação; Ó, eu até aceito levar mais de uma porque pode vazar o sangue e tal. Mas duas tá de bom tamanho. Uma já comprei, como disse ontem, e a outra vou pedir emprestada pra minha mãe. As minhas não têm a menor condição, todas compradas pra lua de mel, sensuais, curtas e transparentes.

- 06 calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar; Taí, Paloma, foi por isso que comprei as calçolas!! Hehe. Mas li em outro lugar pra não levar calcinhas novas porque pode não ficar confortável... eu mereço! Será que levo 3 velhas e 3 novas?

- 01 cinta pós-parto; Ok, já que já comprei a bendita, vai na mala.

- 01 roupa para o dia de alta; Pensei comigo: não pode ser a mesma roupa do dia de entrada? Mas depois lembrei que vou estar uns tamanhos menor, né?

- 02 sutiãs de amamentação; ok

- Protetores para os seios; ok

- Máquina fotográfica; ok

- Produtos de higiene íntima: escova dental, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas. Toalhas? O hospital não dá toalhas? Que favela. Vou me informar.

Agora a mala sem alça da minha linda filha:

- 01 creme contra assaduras; Que coisa mais Johnsons! Mas não custa levar um Hipoglós, já tem um monte lá em casa mesmo.

- 01 pacote de fraldas descartáveis; Achei que o hospital providenciava as fraldas. Mais uma vez, que favela! E também não diz o tamanho do pacote; suponho que seja pequeno, né?, 15 fraldas e tal.

- 03 conjuntos pagão com calça; Já me disseram e redisseram que pagão é inútil. Vou levar os bodies sem perna e as calças, 3 de cada, rola?

- 03 conjuntos de lã (de acordo com o clima); como vai ser verão, suponho que posso ignorar este item.

- 03 macacões de recém-nascido; no entendi (o “no” é em homenagem ao Rei). Os 3 conjuntos de pagão com calça lá em cima não bastam? Ó, vou comprar só 3 calças de RN (P, na verdade, porque a Emília é coxuda), conforme conselho de uma amiga mãe de dois. Então é só o que dá pra levar. Posso levar mais bodies, mas também vou comprar tudo sem perna, conforme conselho dessa mesma amiga.

- 02 lençóis de bercinho; Favela ôooo... o hospital não providencia isso?

- 01 manta (de acordo com a estação); Ok, vou levar. Ganhei tantas mantinhas que tô fazendo coleção, agora tem que usar.

- 01 escovinha macia para cabelos; Diz que só se o neném for cabeludo, e ela já tem Megahair, deu pra ver no ultra. Então vou levar.

- 02 sapatinhos e luvas de lã (no frio); substituir por 2 meias, certo?

- As lembrancinhas; sou má, fria e cruel, não vai ter lembrancinhas.

- Enfeite de porta (que já pode ter o nome do bebê); talvez.

- Assento bebê-conforto para o carro. Isso não vai na mala, né? Claro, já vou deixar o assento montadinho no carro.

Tem umas listas que ainda acrescentam toucas e sapatinhos, fala sério. Achei meio muito essas roupas do bebê. Sei que são pequenininhas, não ocupam espaço, mas levar muita bagagem só dá trabalho. Então me digam aí se precisa levar tanta roupa ou se 3 bodies e 3 calças bastam pra uma internação curta.

Ah, e com toda essa parafernália, não botaram fraldas de boca na lista. Disso precisa, né?

12 comentários:

Paloma Varón disse...

Meo deos, desse jeito vai ultrapassar mesmo o limite da bagagem! Estranhíssimo se o hospital não fornecer os descartáveis e os itens do quarto (toalhas, lençóis e tal). Sim, eles pedem pagão com calça (que pode ser body + mijão) e colocam o macacãozinho por cima disso tudo (são três de cada). Como lá tem ar-condicionado, ok. Sapatinho não precisa meeeesmo. Nem meia, porque já vai ter a calça e o macacão, a não ser que sejam abertos, sem pé. Luva eu também não coloquei, mas pode ser, porque bebês ficam com as extremidades frias mesmo.
Quanto às calcinhas, já que vc comprou as novas, leve-as.
Também não fiz lembrancinha, mas fizemos um enfeite de porta bem personalizado, do nosso jeito.
Beijos

Marina disse...

Lia, quanto as roupinhas pro neném, as maternidades do Rio costumam pedir 6 conjuntos!
E as mães com quem eu converso, quase todas, apesar de não usarem tudo levaram 6 bodies pra colocar por baixo da roupinha mais 6 conjutinhos ou 6 macacõezinhos!

Eu tb vou levar praticamente 6 culotes + 6 bodies + uns 6 macacões!

Tb me recuso a usar chinelo de quarto!
Tb usarei havianas!

Camisola eu não tava pretendendo levar 3 não! Tô querendo levar uns 2 e uns 2 vestidinhos, porque, na boa, não curto esse lance de fcar pousando de recém parida com camisolas e penhoás! hahahahahahaha

Sei lá, não combina comigo!

Enfeite de porta eu encomendei o nome dela em feltro pro quarto, mas como ganhei um, vou colocar esse que ganhei!!!

Cojunto de lã? Tô fora! Minha filha vai ter um treco usando lã no verão do Rio! Aliás, a tal saída de maternidade ela ganhou da vó e é foooofa!
O menor vestido que eu já vi na minha vida, de linha, com uma calcinha por baixo e uma mantinha bem levezinha!
Mt fofo e beeeem fresquinho! Vovó esperta!

Eu vou levar 1 sapatinho que ela ganhou, pa tenho a sensação que se não usar pra sair da maternidade, não usa mais, de tão pequenos!

E meias, tb!
Ah, e umas luvinhas feiozinhas de malha pra evitar que o bb se arranhe! Vou levar 2, mas nem sei se vou usar! Pq se cortarem a unha dela acho que não precisa! Mas, como não sei qd rola esse negócio de cortar a unha...

Bebê conforto, pelo meu marido, ele já estaria instalado no carro agora! hahahahahaha
Qd eu fizer 36/37 semanas eu instalo a base e no dia de parir coloco a cadeirinha! rsss

beijocas

Tathyana disse...

Menina, isso sim é uma bagagem de viagem e tanto.

Lençoç, toalha, absorvente o hospital fornece. O chinelo pode e deve ser havaiana. Sua roupa de sair da maternidade pode ser um vestido bemmm confortável já que vc vai estar inchada de soro e do pós parto. Acho que usei duas camisolas e uma coisa que salvou a minha vida foi água de côco que o hospital não fornecia e eu bebia litros enquanto amamentava Alice. Ela era no meu peito e o marido dando água de côco na minha boca. Era uma sede inexplicável. Levei frutas tmb, como pêra e maçã, já que não conseguia me alimeantar com a comida do hospital que era horrível.

Ahhh quadrinho da porta com nome é muito fofo e lindo...todo mundo leva :) fica um charme a mais. Não se esqueça de lacinhos pra colocar na cabecinha da sua boneca. Bjssssssss

Flavia disse...

Oh God!

mais um ponto positivo pro parto domiciliar... hehehhe... Mas, falando sério, eu tambem tinha uma malinha semi preparada para a maternidade, se por qualquer motivo tivesse que ir... Mas juro que não tinha nem a metade da metade dessa lista.
E como eu não precisei ir, não posso te ajudar. Boa sorte com a mala.

beijos

Patricia disse...

Lia,
Call me fútil mas levei quase tudo isso e muito mais.Não vou nem relatar aqui para não passar vergonha.
Mas fraldas e absorventes o hospital costuma dar, bem como roupa de cama e banho.
Na minha imensa mala não levei as fraldinhas de boca que fizeram falta. Mandei buscar e foram bem úteis.
No dia que a Mariana nasceu já me mandaram colocar a concha de silicone. Foi uma olimpíada para o Fabio comprar a concha certa. Assim, acho melhor você levar também.
Luvas e sapatinhos acho dispensáveis.
O resto, leva sim.
Quanto às lembrancinhas, eu levei também. Relutei muito em fazer e acabaram ficando lindas.
Ouvi isso recentemente e acho que é bem verdade, 'adociquei' com a maternidade. E esse mundo cor de rosa hoje só me faz bem.

Ah! Última sugestão do lado fútil da coisa. Uma maquiagenzinha não faz mal para ninguém. As fotos são para sempre e ninguém merece ficar com cara de filme de terror eternizada nos álbuns de recordação. Vai por mim, um kit embelezador não mata.

beijos!!

Pris Lopes disse...

Lia,

Uma boa é pedir pro hospital q vc vai 'parir' a lista 'deles', assim vc já fica sabendo se os absorventes, fraldas, pomadas e afins estão inclusos na internação deles. Idem pra toalha e lençol d berço.

A maioria dos hospitais costuma pedir 6 mudas d roupra pro bebê, pois não se sabe como vai ser na hora H.. vai q vc precisa fazer uma cesárea d última hora? Deus queira q não, mas.. as tuas roupas ok, tua mãe pode pegar pra ti.. mas das nossas crias, acho bacana q tenhamos poder d escolha, não? E são tão pequeninas q nem ocupam tto espaço na mala.

A minha lista tá bem parecida c/ a sua, a única coisa q acrescentei foi um livro ; D

Beijo, boa sorte!

Lia disse...

Tathy, amei a sugestão das frutinhas e da água de coco. Pris, eu tenho a lista do hospital mas não está aqui comigo. Vou dar uma olhada e, só pra garantir, ligo lá quando chegar mais perto da data do parto.
Uma das coisas maravilhosas dos setores de Brasília é que às vezes isso facilita horrores a sua vida. Vou ter minha filha no setor hospitalar, que tem trocentas farmácias num raio de poucos metros. Assim, se precisar de absorventes, fraldas, conchas, tá do ladinho. E não é que vendem coco bem na frente do hospital? (e pipoca doce também, mas acho que essa melhor evitar, né?)

Carol disse...

olha Lia, cada vez mais me identifico com vc. Nao posso ajudar pq ainda nao passei por isso, mas já andei olhando essas listas (ansiooosa, eu sei). E concordo: dá vontade de nao levar nada e viver "ao natural", hahahaha.

Metade dos itens eu nao entendo/nao sei pra que servem. POr isso, acho uma maravilha essas mommys simpáticas comentando, vou salvar o post pra quando for a minha hora!

beijos!

Lu Iank disse...

Oi Lia
Estou passando pela "quase" mesma situação. A minha Mariana também é para Janeiro, só que tem um detalhe. Ela vai nascer na Austria, já que estamos morando aqui desde março, ou seja, no mais tenebroso inverno. Então acrescente nessa lista além de várias tocas, luvas, manta e cobertor, um saco térmico (tipo macacãozinho sem pernas). Dei uma olhada esses dias nas coisas que vou levar para o hospital e com certeza daria excesso de bagagem. Estou até pensando em comprar uma mala que não seja "sem alça" pra carregar tudo. Não vai ser fácil.
Boa sorte nesses ultimos 2 meses.
Bjs
Luciana

Magrela Amarela disse...

Fui pro hospital pata ter parto normal, mas houve um imprevisto (o nenê liberou o mecônio na minha barriga!) e teve que ser cesárea, mas tudo ocorreu bem. Olha só o que eu levei:
Mamãe
3 camisolas (se for cesárea vc vai usar pois eu fiquei encalorada na cama e doida pra tomar banho e trocar de roupa)
1 roupa para sair do hospital
1 par de meias
4 calcinhas grandes e confortáveis
3 sutiens para amamentação
produtos de higiene pessoal(sabonete, creme, desodorante, shampoo, creme para cabelo, escova de cabelo e de dentes, etc.
chinelas (havaianas mesmo pois vc pode tomar banho com elas e é importante pra não escorregar, tem que eliminar todos os riscos, ne?)
toalha sim e ainda roupa de cama pro seu marido dormir com vc no sofá ao lado da cama (não sei como é seu hospítal mas o meu apesar de ser particular e cheio de frescuras não ofereceu isso!)
absorvente bemmmmmmmmm grande!!!
a cinta não dá pra usar nos primeiros dias por isso não leve!!

Pro bebê:
*Eu não usei bodys(acho muito quente pra usar debaixo do macacão e muito frio pra usar sozinho com calça em recém nascido) por isso comprei várias camisetas sem manga bem baratinhas e usei por baixo do macacão.
*Eu fiz 4 saquinhos(assim ficou fácil pois é so entregar o saquinho já completinho pra enfermeira na hora dos banhos, fiz três jogos mais fresquinhos e um mais quentinho)que continha em cada um:
1 macacão/1 par de meias/1 par de luvas/1 camisetinha/1 lacinho combinando/1 manta
Máquina fotográfica
Enfeite da porta
Alcool gel
6 fraldas de boca ou aquelas macias antigas

*levei fralda descartável mas só usei um dia que queria trocar o bebê e a enfermeira demorou a chegar, o hospital ofereceu as fraldas;
*Não se usa pomada para assaduras nos primeiros dias segundo a minha pediatra;
*Não levei as lembrancinhas porque esqueci, mas pouquissimas pessoas foram me visitar no hospital, o que foi ´timo ppois nos primeiros dias é um pouquinho complicado depois a gente tira de letra!!!

Acostume-se com a tralha pois depois que tive os bebês não consigo sair sem tralha nunca!!!hehehehehe

bjs e boa sorte

Mãe do Pitoco disse...

Lia, usei 4 bodies no Pitoco cagão - todos com manga, sem perninha. Quatro calças sem pezinho. Duas meias. Um casaquinho de linho, que eu usava por cima do body. Não usei luva pois o hospital não recomendava, por causa de sufocamento. Não usei toca. Usei uns quatro coeiros, que eles usavam para enrolar Pitos - muito útil!

Como fiz cesárea, fiquei 2 dias no Hospital, usei 1 pacote e meio de absorvente pós-parto, minhas calcinhas eram as véias, mas essencial mesmo foi a cinta P, pois a M fica larga rápido e não adianta de nada. Comprei calças de algodão molinhas e de elástico. Nada de jeans ou coisa que use botões, pelamor, porque pode doer sua pancinha. Ok, eu fiz cesárea, pode vir daí minha frescura de poupar a barriga dolorida.

Compre Bepantol para o caso do seio rachar - o meu rachou no dia seguinte, mas tasquei pomada e mandei ver. hehehe Ou melhor, Pitos mandou ver.

Fraldas RN!!!!! Pitos tb era coxudo, tb era grandão, mas só a RN veste bem nestes primeiros dias. Na dúvida, leve um pacote de RN e 4 fraldinhas tamanho P. Foi o que fiz.

Beijos

Carol disse...

Oi, Lia.

É super difícil fazer as malas para a maternidade mesmo. Vamos à minha experiência!
Mala da mamãe: 2 camisolas, 1 par de chinelos, 1 pacote de absorvente pós-parto (levei, mas não usei: a maternidade dava), 1 caixa de absorventes para seio, 2 sutiãs de amamentação, 6 calcinhas (Comuns. Não comprei essas de compressão de que você falou), 1 cinta pós-parto (Essencial! Depois do parto – normal, no meu caso – a cinta dá uma sensação boa de segurança e ajuda MESMO a barriga a voltar pro lugar.), 1 muda de roupa e sapatos para voltar para casa e produtos de higiene (a maternidade dá, mas é sempre bom levar, né?).
Mala do bebê: 6 mudas de roupa com sapatinhos se a roupa não tiver pezinhos (Usei apenas 3 mudas, mas acho que não custa levar para o caso do bebê carimbar sua roupitcha, né?), 2 mantas, 1 cueiros, 1 pacote de fraldas descartáveis, pomada para assaduras (Eu levei a Dermodex Prevent, que é ótima!Mas a maternidade me deu um kit com tudo de higiene para o bebê), 2 pares de meia (ótimas para esquentar os pés dos bebês, mesmo dentro de calcinhas com pés), 1 gorro (não usei!), 2 pares de luvas (Achei que era besteira, mas usei! Tive meu bebê na Perinatal e o quarto parecia uma geladeira!), escovinha para cabelo.
Fora isso: lembracinhas, enfeite para a porta do quarto, máquina fotográfica e a cadeirinha do carro.
Tive meu bebê de parto normal, fiquei pouquíssimo tempo na maternidade e não precisei de nada além disso!
Bjs


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.