quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sangramento nasal

Não fazia a menor ideia de que sangramentos nasais eram normais na gestação. Há algum tempo venho notando um pouco de sangue no lenço algumas vezes em que assoo o nariz. Apesar de isso não ser comum para mim, não dei bola, porque era muito pouco e não era sempre.

Mas ontem foi demais. Passei o lenço e veio uma gotona de sangue viscoso. Continuei passando, sempre saindo um pouquinho. Sujei dois lenços até concluir que o nariz estava suficientemente limpo. Nada assustador, daquele sangão úmido e vermelho; parecia mais quando um machucadinho em cicatrização abre um pouco. Mas foi o máximo de sangue que já saiu de uma narina minha.

Pois bem. Um pouco preocupada, resolvi pesquisar na internet e descobri que, de fato, isso é perfeitamente comum na gravidez. Olha o que diz o site Babycenter:

Os sangramentos nasais são inconvenientes, incômodos e podem colocá-la em situações desagradáveis, mas não passam de mais um sintoma normal da gravidez. Como seu fluxo de sangue aumenta muito, as veias delicadas do nariz ficam sobrecarregadas. As membranas da narina também podem inchar e secar, especialmente no inverno ou em climas muito secos. Essas mudanças podem fazer as veias se romperem com facilidade, provocando o sangramento.

Tudo agora faz sentido, ainda mais considerando que estamos em Brasília, em pleno mês de julho, com a seca chegando com força.

Diz que o melhor a fazer para lidar com o problema é pressionar com o dedo a narina que está sangrando e não deitar ou colocar a cabeça para trás. Em todo caso, na minha próxima consulta com a obstetra vou mencionar o caso, só para garantir que está tudo bem.

4 comentários:

Beuescu disse...

É tudo normal irmãzinha! Vai dar tUdo certo!

Luíza Diener disse...

engraçado.. a minha vida toda de sangramentos nasais eu coloquei a cabeça pra trás, pressionando o suposto lugar aonde passaria uma veiazinha de irrigação pro nariz.

mas acho que esse lance de não jogar a cabeça pra trás é pra nao engolir sangue, só pode.
bem, de qq forma funcionou pra mim. nunca tive hemorragia cerebral, continuo viva e meu nariz nao pingava durante o processo.
ehehehehhe

:)*

Patricia disse...

Lia,

meu nariz sangrou por 9 meses inteiros. Não tem gravidade nenhuma, só é um pouco incômodo. Nada mais.
O negócio é sempre andar com lencinhos de papel, evitando imprevistos...hehehe
Assim que o bb nasce o sangramento some, como que por magia!
bjss e boa sorte

Fabiana disse...

Oi Lia,

Que delícia navegar por aí e descobrir blogs tão lindos como o seu!
Adorei!

Quanto ao sangramento no nariz, também me assustei na primeira vez, ainda mais porque estou longe de casa e sozinha.
A sorte é que somos grávidas em um mundo moderno e podemos contar com uma médica virtual chamada internet!

Beijos,


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.