segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gramática gestacional

Ô vocabulário difícil que acompanha a gravidez e a maternidade! Primípara, puerpério, cueiro (não consigo deixar de achar essa palavra bizarra)...

Mas eis que as maiores dúvidas que acometem a todas nós que escrevemos sobre o assunto dizem respeito às palavras mais simples. Por exemplo: como conjugar o verbo parir? E qual o plural de gravidez?

Depois de muito quebrar a cabeça, mas sem disposição pra pesquisar, eis que trago minhas mais novas descobertas sobre a gramática gestacional!

Cesárea

Primeira dúvida de mamãe aqui: como é que escreve o nome do parto cirúrgico: Cesareana, cesariana, cesárea, cesária? É "e" ou "i", Deus meu?

Segundo o Michaelis online:

cesariana
ce.sa.ri.a.na
adj f (fr césarienne) Cir Diz-se da operação que consiste em extrair o feto vivo por incisão nas paredes do ventre e do útero da mãe. sf Essa operação.

cesárea
ce.sá.rea
adj+sf (lat caesareu) O mesmo que cesariana.

Entonce, a forma comprida é com "i" e a curta é com "e". (Eba! Acertei nos meus textos velhos e não vou precisar corrigir).

Gravidezes

Gentes, gravidez tem plural!! E é gravidezes!! Por bizarro que seja, foi isso que achei por aí. Vergonha total de não apresentar a vocês uma fonte mega confiável, um dicionário daqueles centenários de 58783 páginas. Mas até que estes sites aí inspiram confiança:

Os substantivos terminados em "-r" e "-z" formam o plural com o acréscimo de "-es": (...) raiz/raízes, rapaz/rapazes, cruz/cruzes...
http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/plural.htm

Se a palavra termina em "-r" ou "-z", também forma o plural com "-es". Muitos duvidam de que "giz" tenha plural. Como "cruz", esse substantivo varia normalmente: o giz, os gizes.
Outros exemplos de palavras terminadas em "-z" ou "-r":
a luz / as luzes
a gravidez/ as gravidezes
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-numero3-giz-gravidez.htm

Quanto ao plural de gravidez, a preferência por gravidezas em vez de gravidezes não é do Ciberdúvidas, mas do estudioso brasileiro Napoleão Mendes de Almeida. E eu permito-me discordar dele. Se temos vez / vezes e noz / nozes, também é legítimo empregar gravidezes. Na verdade, as palavras terminadas em z, sejam masculinas ou femininas, formam o plural em -es.
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=7045

(Gravidezas?? Legal, né? Quero ter várias gravidezas.)

Eu paro???

Pelo visto, a conjugação do verbo parir não é uma unanimidade. Achei conjugadores online onde eles incluem as formas "eu paro", "tu pares", e outros que as consideram inválidas.

Mas, segundo as fontes que considerei mais confiáveis, "eu paro" é só do verbo "parar" mesmo.
O dicionário Priberam traz no presente só as formas "nós parimos" e "vós paris", e vejam o que diz o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:

A despeito dos registos em sentido contrário1, entendo que este é um verbo defectivo. Ou seja (tal como o verbo falir, por exemplo), parir só se conjuga nos tempos em que houver um i tónico. Portanto, no presente do indicativo, só se conjuga na 1.ª e na 2.ª pessoas do plural: parimos e paris.

Ó, mas isso não é consensual. O Houaiss, por exemplo, registra "eu pairo". Oh, yeah. E a dúvida continua pairando sobre nós...

8 comentários:

Carol Garcia disse...

kkkkkkkkkk
ótimo post!
tinha certeza plena que gravidez não tinha um plural...
super útil....
bjo bjo
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

Cintia Teles disse...

oi linda estou te seguindo minha bebê vai fazer 3 meses bjus

Carol disse...

olha, eu quero ter várias gravidezas e que nenhuma delas termine numa cesariana, tá? Eu tenho certeza que nós mulheres podemos parir normalmente (juro que tentei fazer uma frase conjugando o PARIR, mas nao saiu!)

Ana disse...

Eu pairo a onde? No céu?
O língua complicada!
kkkkk
Ótimo post!
Beijos

Roberta Lippi disse...

Essa do verbo parir é mesmo boa, Lia.
E gravidezes é feio demais, né? rsrs

marina guimarães disse...

muito bom, lia
outro dia eu me deparei com o plural de abajur,
abajures, tão estranho quanto gravidezes.

quanto a parir
o jeito é falar "estou parindo"

;)

Anônimo disse...

Muito bom! Não tinha parado para pensar nisso! Gostei das suas elucidações! Aprendi algo hoje!
Bjs, Sut-Mie

Renata disse...

adorei o post esclarecedor! :-))


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.