segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gramática gestacional

Ô vocabulário difícil que acompanha a gravidez e a maternidade! Primípara, puerpério, cueiro (não consigo deixar de achar essa palavra bizarra)...

Mas eis que as maiores dúvidas que acometem a todas nós que escrevemos sobre o assunto dizem respeito às palavras mais simples. Por exemplo: como conjugar o verbo parir? E qual o plural de gravidez?

Depois de muito quebrar a cabeça, mas sem disposição pra pesquisar, eis que trago minhas mais novas descobertas sobre a gramática gestacional!

Cesárea

Primeira dúvida de mamãe aqui: como é que escreve o nome do parto cirúrgico: Cesareana, cesariana, cesárea, cesária? É "e" ou "i", Deus meu?

Segundo o Michaelis online:

cesariana
ce.sa.ri.a.na
adj f (fr césarienne) Cir Diz-se da operação que consiste em extrair o feto vivo por incisão nas paredes do ventre e do útero da mãe. sf Essa operação.

cesárea
ce.sá.rea
adj+sf (lat caesareu) O mesmo que cesariana.

Entonce, a forma comprida é com "i" e a curta é com "e". (Eba! Acertei nos meus textos velhos e não vou precisar corrigir).

Gravidezes

Gentes, gravidez tem plural!! E é gravidezes!! Por bizarro que seja, foi isso que achei por aí. Vergonha total de não apresentar a vocês uma fonte mega confiável, um dicionário daqueles centenários de 58783 páginas. Mas até que estes sites aí inspiram confiança:

Os substantivos terminados em "-r" e "-z" formam o plural com o acréscimo de "-es": (...) raiz/raízes, rapaz/rapazes, cruz/cruzes...
http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/plural.htm

Se a palavra termina em "-r" ou "-z", também forma o plural com "-es". Muitos duvidam de que "giz" tenha plural. Como "cruz", esse substantivo varia normalmente: o giz, os gizes.
Outros exemplos de palavras terminadas em "-z" ou "-r":
a luz / as luzes
a gravidez/ as gravidezes
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/morfologia/substantivos-numero3-giz-gravidez.htm

Quanto ao plural de gravidez, a preferência por gravidezas em vez de gravidezes não é do Ciberdúvidas, mas do estudioso brasileiro Napoleão Mendes de Almeida. E eu permito-me discordar dele. Se temos vez / vezes e noz / nozes, também é legítimo empregar gravidezes. Na verdade, as palavras terminadas em z, sejam masculinas ou femininas, formam o plural em -es.
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=7045

(Gravidezas?? Legal, né? Quero ter várias gravidezas.)

Eu paro???

Pelo visto, a conjugação do verbo parir não é uma unanimidade. Achei conjugadores online onde eles incluem as formas "eu paro", "tu pares", e outros que as consideram inválidas.

Mas, segundo as fontes que considerei mais confiáveis, "eu paro" é só do verbo "parar" mesmo.
O dicionário Priberam traz no presente só as formas "nós parimos" e "vós paris", e vejam o que diz o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:

A despeito dos registos em sentido contrário1, entendo que este é um verbo defectivo. Ou seja (tal como o verbo falir, por exemplo), parir só se conjuga nos tempos em que houver um i tónico. Portanto, no presente do indicativo, só se conjuga na 1.ª e na 2.ª pessoas do plural: parimos e paris.

Ó, mas isso não é consensual. O Houaiss, por exemplo, registra "eu pairo". Oh, yeah. E a dúvida continua pairando sobre nós...

8 comentários:

Carol Garcia disse...

kkkkkkkkkk
ótimo post!
tinha certeza plena que gravidez não tinha um plural...
super útil....
bjo bjo
carol
viajandonamaternidade.blogspot.com

A Protegida disse...

oi linda estou te seguindo minha bebê vai fazer 3 meses bjus

Carol disse...

olha, eu quero ter várias gravidezas e que nenhuma delas termine numa cesariana, tá? Eu tenho certeza que nós mulheres podemos parir normalmente (juro que tentei fazer uma frase conjugando o PARIR, mas nao saiu!)

Ana disse...

Eu pairo a onde? No céu?
O língua complicada!
kkkkk
Ótimo post!
Beijos

Roberta disse...

Essa do verbo parir é mesmo boa, Lia.
E gravidezes é feio demais, né? rsrs

Marina Guimarães disse...

muito bom, lia
outro dia eu me deparei com o plural de abajur,
abajures, tão estranho quanto gravidezes.

quanto a parir
o jeito é falar "estou parindo"

;)

viajandocompimpolhos disse...

Muito bom! Não tinha parado para pensar nisso! Gostei das suas elucidações! Aprendi algo hoje!
Bjs, Sut-Mie

Renata disse...

adorei o post esclarecedor! :-))

Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.