quinta-feira, 25 de março de 2010

Pediatra (e mais Gripe A)

Ontem levamos Emília ao pediatra pela 3a vez, com 2 meses e 12 dias. A consulta foi ótima, porque excepcionalmente o consultório estava vazio e o médico não tinha pressa nenhuma (ele atende convênio, então já viu...).

Ela pesou 5,3kg e mediu 58cm, tudo excelente segundo o Doutor. Também recebeu elogios pela calma e pela simpatia. "Ela não chora. Impressionante." (ele adora falar "impressionante").

Refluxo

E sabe quando dizem "mãe sabe"? Pois é, estou virando uma mãe que sabe. Depois de tantas dúvidas no comecinho, a gente comeca a compreender bem melhor as necessidades do nosso bebê. Pois ontem diagnosticamos que a Emília realmente tem refluxo.

Reclamei que ela estava golfando muito, sempre chorando, e às vezes até vomitava tudo durante as mamadas. Ele pôde presenciar um golfo ali mesmo no consultório, porque ela tinha acabado de mamar ("impressionante", ele disse). Ele disse que é refluxo mesmo, mas que existem dois tipos: o fisiológico e o patológico. No segundo caso, a crianca não ganha peso (pode até perder). Não é o que acontece com a Emília. Então, nada de remédios, apenas a orientacão de não mexer com ela depois da mamada (trocar fralda, trocar roupa, mudar de posicão, balançar).

Eu disse ao Rafael que a pior coisa que a gente pode fazer com ela depois de mamar é colocar no carro. Ele disse: "Não. A pior coisa que a gente pode fazer é entregar ela pra tia Lídia." Coitada da tia Lídia, ela acha que Emília é iogurte (agite...).

Ah, e o colchão dela já está devidamente inclinado com a ajuda de listas telefônicas.

Fiquei aliviada porque, como mãe, a gente sempre se culpa, né? Ficava pensando se não estava amamentando demais, se não estava confundindo seus sinais, se meu leite não tava afogando ela... Eu tentei de tudo, até esvaziar o peito antes e doar o leite, e ela continuava golfando e vomitando. Mas tá tudo certinho, inclusive ele aprovou uma medida que eu vinha tomando instintivamente: interromper a mamada pra ela arrotar e deixar descer o leite. Ela não curte muito, mas é pra prevenir dores maiores.

Limpeza da banguela

Perguntei também sobre a higiene bucal. Li no blog da Mari que as gengivas do bebê devem ser limpas com gaze molhada após cada mamada. Aí eu exclamei, igual Macunaíma: "Ai, que preguica!"

Gentes, a Emília mama de 7 a 10 vezes por dia! E depois da última mamada capota lindamente para seu sono de Bela Adormecida. Aí fui conferir com o Dr. Pediatra, jurando que ele ia me dizer: "Nãaaaoo, os dentistas são exagerados, só precisa se preocupar quando ela comecar a comer outras coisas." Mas, pra minha frustracão, ele corroborou a orientacão sobre higienizacão. Ai, que preguica!

Mas foi menos mal. Ele disse que basta uma limpeza pela manhã e outra à noite (nem precisa ser depois da última mamada, pra não acordá-la. Pode ser depois da penúltima). E hoje comecei, ela adorou. Adorou tanto que não deu muito certo. Ela achou que meu dedo com gaze era um brinquedo, e ficou mordendo, mordendo, rindo e mordendo. Um dia eu chego lá.

Vacina contra gripe

Perguntei como ficava a vacinacão da Emília, já que ela só completa seis meses depois do fim da campanha. Ele me deu a mesma orientacão que vocês, meninas, nos comentários de ontem: espere ela fazer seis meses e dê na rede particular.

A tonta aqui esqueceu que as vacinas não existem só nos postos de saúde, duh! É que eu sempre me vacinei na rede pública, então relacionava uma coisa à outra. E essa vacina particular, segundo Dr. Pediatra, protege também contra a gripe comum. Ui, que beleza, Emília vai entrar na creche super imunizada.

Mas ainda é possível que o Ministério da Saúde reavalie sua política depois que acabar a campanha e, sobrando vacinas, pode ser que eles ofereçam para os bebês.

É isso aí. Papai do céu, obrigada pela mocinha linda e saudável que o Senhor me deu!

7 comentários:

Ana disse...

Que bom que ela tá ganhando peso mesmo com refluxo.
Hoje em dia parece que já vem anexado a eles né? Refluxo, rinite, fimoses... dificil achar uma criança que não tenha uma dessas coisa.
Quando a limpeza eu confesso, podem me crucificar.
A preguiça me reinou. Só quando nasceu os primeiro dentinhos que levei no dentista e aí sim começei a limpar.
Um idem da lista de mãe não perfeita. Rs

Renata disse...

Tadinha com refluxo! É super chatinho pro bebê, o André tem até hoje, acredita? Espero que o dela melhore logo, pois segundo o meu pediatra a maioria dos refluxos melhora muito quando o bebê começa a ficar sentadinho e começa a ingerir sólidos!!
E mãe sabe meeeeeeeeesmo, nunca duvide disso!
beijos na mamãe e na boneca linda!

Paloma Varón disse...

Lia, eu não lembro exatamente quando comecei com a gaze, mas era só à noite mesmo e ela adorava. Começar a manipular a boquinha dela é fundamental para quando ela começar a comer e vc precisar limpar de verdade, pois ela já vai se acostumando.
E, sim, a vacina particular é casasa! Quero dar logo na Ciça, poerque vamos viajar, mas ainda não chegou...
Beijos

Kelly Resende disse...

Que lindinha a Emilia, pelas fotos dá pra ver que ela é uma simpatia mesmo, tá sempre com uma carinha ótima, toda sorridente!
Poxa, então ela tb tem refluxo? A Clara quase não golfa, mas fica mastigando e as vezes dá vômito, a gente percebe qdo o liquido volta pois ela faz muita careta e chora. Amanhã vamos repetir a ecografia.
Abraços

Jacke Gense disse...

Meu Luquinhas teve refluxo também... e começou a tomar Label e um outro remedio que nao lembro o nome... Mas quando ele completou 4 meses passou...
parabéns por tanta saúde da bonequinha.. pois isso é o que realmente importa para ficarmos tranquilas!

Fabiana disse...

Essas limpadas na boquinha são um "aperto". A boquinha é tããão pequenininha. Dá medo. Fico suuuper receosa de fazer.
Com o dedinho é menos difícil. Mas Laura não curte. Acho que da ânsia.
Mas fazer o que... da aflição aquela língua branca tb, né?!

Fico feliz, muito feliz, que ela venha ganhando peso mesmo com o refluxo. Melhoras pra Emília.

Bjokas;

Lidia disse...

Ouvi falar que esse negócio de colocar encicopledia debaixo do coxão da crinça p ficar inclinado faz mal....parece q o sangue não chega na cabeça do neinein e ele fica mongolzinho....


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.