segunda-feira, 15 de março de 2010

O salto

Esse sábado minha diarista faltou ao trabalho porque o filho de 13 anos estava no hospital. Fratura no crânio e no braço. Ela veio no domingo e me contou o ocorrido: na escola, uma menina estava descendo a escada de salto alto, tropeçou e saiu arrastando todo mundo escada abaixo. Três pessoas se machucaram, e o caso dele foi o mais grave.

Leio muito em blogs por aí críticas às Suris Cruises da vida, que começam a usar salto mal aprendem a andar. Mas meninas de 13 anos também não deveriam estar usando salto alto, muito menos na escola.

Primeiro, o problema da erotização precoce. O salto é fetiche, é sexy, é coisa de mulher - não de menina. Não dá pra correr, não dá pra brincar de saltinho.

Mas tem também os não menos sérios problemas da segurança e da saúde. Da segurança, não preciso falar. A história da minha diarista já fala o bastante. Quanto à saúde, o uso constante de saltos de mais de 4cm desloca o peso do calcanhar para as pontas dos dedos, causando joanetes, lesões nos ligamentos e outros problemas ortopédicos - isso em adultos. Em crianças, que ainda não estão com o esqueleto formado, as consequências são piores, principalmente sobre a coluna.

A maioria dos leitores deste blog são mães/pais de crianças pequenas, mas a gente sempre pensa no futuro. É bem fácil falar: minha filha de 3 anos não usa salto. Mas e quando ela tiver 10, 12 anos, insinuando virar moça, e quiser sair desfilando de salto por aí?

O certo é: salto, só depois que o esqueleto estiver completamente formado - e, mesmo assim, com moderação. Não digo que vou proibir minha filha de subir uns 4cm numa festinha ou coisa assim. Mas sair tortinha pra escola, jamais!

E aviso às mamães também: salto de mais de 4cm faz mal. Se for fino, se não for centrado no meio do calcanhar e se o sapato tiver o bico fino, os problemas só se agravam. Tem um texto muito legal aqui sobre os cuidados que devem ser tomados pra evitar lesões.

Claro que é muito bom estar poderosa de vez em quando (principalmente pra quem é cotoca como eu). Mas se você revezar o salto com sapatilha pra ir ao trabalho, seu esqueleto vai agradecer.

OBS.: Minha diarista disse que o salto é proibido na escola, mas que as meninas usam mesmo assim.

9 comentários:

"ZZ" disse...

Absurdo uma menina de 13 anos ir a escola de salto alto.
O que faz com salto alto na escola?
Participar de Educação Fisica ?
Os pais deveriam ao menos controlar, mas...
Beijos
ZZ

Tathyana disse...

Fala sério né? Eu nunca fui pra escola de salto alto e não me lembro de ver nenhuma menina usando tmb. Parece que o negócio é moda não é mesmo? Deveria ser proibido criança usar salto. Perderam o bom sendo. Bjs

Rafael disse...

Tetesto salto alto. E não entendo o que ele tem de sexy, maior atraso de vida...

Paloma, a mãe disse...

Neste ponto sou radical: não usa salto antes dos 15 e pronto. E, se usar aos 15, será para uma festa, uma coisa muito especial. Tenho uma prima fisioterapeuta que fiscaliza direitinho os saltos familiares. Eu, como sou alta, uso poucos e baixos. Ser ou não sexy não depende disso, mas de atitude.
Beijos

Luíza Diener disse...

aos 14 anos ganhei da minha mãe meus primeiros: salto, batom e argola de ouro. achei demais, me senti mulher, mas na prática eu gostava mesmo era dos tênis. o salto eu usei nas bodas de ouro, o batom passou da validade (apesar de ter me sentir feliz com aquilo, nunca gostei de batom) e as argolas.. bem.. no momento devem estar na orelha da minha mãe ou irmã.

por outro lado, nem preciso falar de outra irmã.
eu fui uma mini perua aos 14, 15 anos e hoje, salto só se for pra casamento e olhe lá (sempre levo um chinelinho na bolsa).

acho importante preocupar-se com isso e com o uso de todas as coisas com parcimônia. proibir totalmente só vai gerar uma curiosidade ainda maior. por outro lado, liberar geral faz a criança rolar escada abaixo e ainda arrastar mais três.

Val disse...

Oi Lia... Passei uma semana sem visitar a Emília e chego aki e me deparo com tantas evoluções e descobertas... Muito fofa! bjos.

Ana disse...

Minha nossa! Coitada dessa mãe. Imagino o desespero.
Espero que ele se recupere logo.

Eu não gosto de salto.
Depois que fiquei gravida então não tiro mas os chinelos, sandalinhas dos pés.
Gosto mesmo é andar descalça.
Não entendo como pode se sentir sexy usando uma coisa que aperta, doi, incomoda a noite inteira. kkkk
Bjs

Fernanda disse...

É isso aí! Eu sou da opinião que os saltos para crianças deveriam ser caso de Ministério Público...eles tinham que proibir a fabricação e a venda. Porque enquanto existirem nas lojas e houver tanto apelo fica dificil uma mãe convencer uma menina de 5 anos que isso não é legal! Bjo...

Ann Moeller disse...

Ola, topico importantissimo. Ja escrevi sobre isso no meu blog tambem. Apesar de ainda nao ter menina em casa, so tenho um pequeno, nao concordo em nada as maes deixarem as meninas usarem saltos altos, ainda mais para ir para a escola???? Aonde esta o bom senso desta gente? Por favor, mesmo que a menina ja tenha 14, 15 anos, se quiser usar, sera so para uma ocasiao especial como uma festa sabado a noite ou coisa parecida, mas, fazer a vida e ir para a escola neles acho inadmissivel! E lendo estorias assim, que por irresponsabilidade desta menina, outros adoslencentes se machucaram, ai da mais raiva ainda...Podem me chamar de bruxa ma, mas, ela deveria ter quebrado o pe para se lembrar no futuro, nao os pobres coitados que estao descendo a escada no mesmo momento!
Ann
amarelinha.co.uk

Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.