segunda-feira, 15 de março de 2010

O salto

Esse sábado minha diarista faltou ao trabalho porque o filho de 13 anos estava no hospital. Fratura no crânio e no braço. Ela veio no domingo e me contou o ocorrido: na escola, uma menina estava descendo a escada de salto alto, tropeçou e saiu arrastando todo mundo escada abaixo. Três pessoas se machucaram, e o caso dele foi o mais grave.

Leio muito em blogs por aí críticas às Suris Cruises da vida, que começam a usar salto mal aprendem a andar. Mas meninas de 13 anos também não deveriam estar usando salto alto, muito menos na escola.

Primeiro, o problema da erotização precoce. O salto é fetiche, é sexy, é coisa de mulher - não de menina. Não dá pra correr, não dá pra brincar de saltinho.

Mas tem também os não menos sérios problemas da segurança e da saúde. Da segurança, não preciso falar. A história da minha diarista já fala o bastante. Quanto à saúde, o uso constante de saltos de mais de 4cm desloca o peso do calcanhar para as pontas dos dedos, causando joanetes, lesões nos ligamentos e outros problemas ortopédicos - isso em adultos. Em crianças, que ainda não estão com o esqueleto formado, as consequências são piores, principalmente sobre a coluna.

A maioria dos leitores deste blog são mães/pais de crianças pequenas, mas a gente sempre pensa no futuro. É bem fácil falar: minha filha de 3 anos não usa salto. Mas e quando ela tiver 10, 12 anos, insinuando virar moça, e quiser sair desfilando de salto por aí?

O certo é: salto, só depois que o esqueleto estiver completamente formado - e, mesmo assim, com moderação. Não digo que vou proibir minha filha de subir uns 4cm numa festinha ou coisa assim. Mas sair tortinha pra escola, jamais!

E aviso às mamães também: salto de mais de 4cm faz mal. Se for fino, se não for centrado no meio do calcanhar e se o sapato tiver o bico fino, os problemas só se agravam. Tem um texto muito legal aqui sobre os cuidados que devem ser tomados pra evitar lesões.

Claro que é muito bom estar poderosa de vez em quando (principalmente pra quem é cotoca como eu). Mas se você revezar o salto com sapatilha pra ir ao trabalho, seu esqueleto vai agradecer.

OBS.: Minha diarista disse que o salto é proibido na escola, mas que as meninas usam mesmo assim.

8 comentários:

"ZZ" disse...

Absurdo uma menina de 13 anos ir a escola de salto alto.
O que faz com salto alto na escola?
Participar de Educação Fisica ?
Os pais deveriam ao menos controlar, mas...
Beijos
ZZ

Tathyana disse...

Fala sério né? Eu nunca fui pra escola de salto alto e não me lembro de ver nenhuma menina usando tmb. Parece que o negócio é moda não é mesmo? Deveria ser proibido criança usar salto. Perderam o bom sendo. Bjs

Rafael Gazzola disse...

Tetesto salto alto. E não entendo o que ele tem de sexy, maior atraso de vida...

Paloma Varón disse...

Neste ponto sou radical: não usa salto antes dos 15 e pronto. E, se usar aos 15, será para uma festa, uma coisa muito especial. Tenho uma prima fisioterapeuta que fiscaliza direitinho os saltos familiares. Eu, como sou alta, uso poucos e baixos. Ser ou não sexy não depende disso, mas de atitude.
Beijos

Luíza Diener disse...

aos 14 anos ganhei da minha mãe meus primeiros: salto, batom e argola de ouro. achei demais, me senti mulher, mas na prática eu gostava mesmo era dos tênis. o salto eu usei nas bodas de ouro, o batom passou da validade (apesar de ter me sentir feliz com aquilo, nunca gostei de batom) e as argolas.. bem.. no momento devem estar na orelha da minha mãe ou irmã.

por outro lado, nem preciso falar de outra irmã.
eu fui uma mini perua aos 14, 15 anos e hoje, salto só se for pra casamento e olhe lá (sempre levo um chinelinho na bolsa).

acho importante preocupar-se com isso e com o uso de todas as coisas com parcimônia. proibir totalmente só vai gerar uma curiosidade ainda maior. por outro lado, liberar geral faz a criança rolar escada abaixo e ainda arrastar mais três.

Val disse...

Oi Lia... Passei uma semana sem visitar a Emília e chego aki e me deparo com tantas evoluções e descobertas... Muito fofa! bjos.

Ana disse...

Minha nossa! Coitada dessa mãe. Imagino o desespero.
Espero que ele se recupere logo.

Eu não gosto de salto.
Depois que fiquei gravida então não tiro mas os chinelos, sandalinhas dos pés.
Gosto mesmo é andar descalça.
Não entendo como pode se sentir sexy usando uma coisa que aperta, doi, incomoda a noite inteira. kkkk
Bjs

Anônimo disse...

É isso aí! Eu sou da opinião que os saltos para crianças deveriam ser caso de Ministério Público...eles tinham que proibir a fabricação e a venda. Porque enquanto existirem nas lojas e houver tanto apelo fica dificil uma mãe convencer uma menina de 5 anos que isso não é legal! Bjo...


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.