quarta-feira, 24 de março de 2010

Campanha de vacinação contra gripe A: e o meu bebezinho?

A Mari fez um post sobre a vacinação de gestantes contra a Gripe A. Futucando sobre o assunto, surgiu uma dúvida.

Serão vacinados os seguintes grupos, considerados de risco:
- gestantes;
- crianças de 6 meses a 2 anos;
- pessoas portadoras de algumas doenças crônicas; e
- população saudável de 20 a 39 anos.

E a Emília, que tem 2 meses e meio? No hotsite da campanha, o Ministério da Saúde esclarece que menores de seis meses não serão vacinados porque não há testes que comprovem a resposta imunológica desse grupo à vacina que foi adquirida no Brasil. Daí eu me pergunto: e quando ela tiver seis meses? É pra vacinar?

O site diz que as mulheres que vierem a engravidar deverão ser vacinadas depois da campanha, mas não fala nada sobre os bebezinhos. Então mandei um e-mail pro Ministério e obtive a seguinte resposta: as crianças só serão vacinadas durante a campanha, então os bebês que não completarem seis meses até o seu término não serão vacinados.

Pra quem não gosta de vacinas, boa notícia. Mas eu fiquei foi com meda, porque Emilinha completa 6 meses em pleno inverno e vai direto pra creche. Fazer o quê? Fé em Deus...

E eu e o marido vamos nos vacinar.

10 comentários:

Paloma Varón disse...

Lia, paga por fora, é o jeito. Eu já me vacinei, Bernardo vai esperar a vez dele na campanha e para Ciça vamos pagar. Aliás, lá no Imunocentro deve chegar no início de abril.

Patricia disse...

Também vou vacinar Mariana. E me vacinar também (passei raspando na idade de corte...rsrs). Há vários médicos pregando contra a vacina, fiquei até em dúvida. Mas Mariana também vai para a escola em agosto, então acho que é melhor vacinar.
Quem sabe você não pode vacinar a Emília assim que ela completar 6 meses. Acho que depois da campanha a vacina ainda deve ficar disponível.

beijos

Tathyana disse...

É só vc dar a vacina na clínica particular. A vacinação começa em Abril e acredito que vá custar por volta de r$ 70,00 bjsss

Marina disse...

Lia, ia fazer a MESMÍSSIMA pergunta no blog!
Semana que vem vou na pedi com ela e vou perguntar!

Fabiana disse...

Só na fé mesmo, Lia!
Não tem outro jeito!

Fabiana disse...

Vi no Mais você que vai poder vacinas os bebezinhos mais pra frente. Agora fiquei na dúvida... Mas antes dos 6 meses é perigoso...

Bjos.

Amanda Lima disse...

Oi Li. Meio nada a ver com o post, mas vi no blog da carol que você está meio desconfiada do anti que a GO te receitou.
Depois de engravidar tomando pilula, resolvi que depois que tivesse a Gabi ia dar um jeito nisso. Aí,a primeira consulta pós parto minha primeira pergunta foi sobre o anti e minha desconfiança com os comprimidos. Minha GO me receitou uma injeção, de tres em tres meses, chamada Contracep. Não influenciou em nada na amamentação, pois a Gabi mamou até os 9 meses.
Tomo a tal da injeção faz um ano e tres meses e tá funcionando perfeitamente. E o melhor é que, como ele inibe a ovulação, TPM só a cada tres meses, uns dias antes da nova aplicação.
Dá uma conversada com a tua médica, pois ser 'evitante' e desconfiada não é nada legal.

Beijos.

P.S. Sobre o assunto do post, a vacina, a Gabi tomou hoje, mas acredito que irá ser liberada para que os bebes tomem depois, quando completarem os seis meses. Mas caso isso não aconteça, o jeito é pagar mesmo.

Barbara disse...

Eu tomei a vacina ano passado (em novembro, se nao me engano) e nao tive nenhum problema. Fiz uma pesquisa sobre os riscos e me convenci que a vacina eh muito similar a vacina de gripe normal, entao sinceramente eu acho que esse terrorismo todo eh infundado.

Como o povo falou ai, se vc tem a opcao de dar a vacina pra Emilia na clinica particular, eu faria isso.

Barbara - baxt.net/blog

Roberta Lippi disse...

Lia, provavelmente as clínicas particulares estarão oferecendo a vacina quando ela tiver 6 meses, e aí você poderá vaciná-la. Dá uma sondada com a pediatra ou então liga mais pra frente diretamente num centro particular de vacinação. Não acredito que a vacina irá simplesmente sumir do mapa depois da campanha...
Beijos

Ministério da Saúde disse...

Prezada Lia,
As pessoas que estiverem fora do grupo a ser imunizado pelo Ministério da Saúde poderão ser vacinar em clínicas particulares. Porém, existe uma escassez do produto no mercado, por causa da grande demanda mundial e por causa do tempo em que a mesma demora para ser produzida. Então, a recomendação é que você entre em contato com as clínicas particulares e saiba se as mesmas terão disponibilidade do produto.

Mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.