terça-feira, 23 de março de 2010

As estrias ocultas

A Lu acabou de publicar um post sobre hidratantes, o que me fez lembrar de um recado importantíssimo que tenho de dar às gestantes.

Você sabe que gravidez dá estria. Sabe que a pele estica e rasga, não só na barriga mas também em outras partes que crescem. Você sabe disso e, pra prevenir, usa hidratante várias vezes ao dia, óleo e coisa e tal. E você está certíssima. Mas tem algo que você não sabe...

Eu tenho estrias, nos seios e na bunda. Herança da adolescência. Brasília é seco pacas e aqui as estrias são muito comuns, mesmo em pessoas baixinhas ou magras (não sou exatamente magra, mas também nunca fui gordinha). Minha mãe não me orientou a usar hidratante na época porque ela não sabia que adolescentes sem sobrepeso tinham isso. Ela nunca teve. As estrias foram aparecer depois da 4a gestação, quando, adivinhem onde ela estava morando? Isso, em Brasília.

Na época, fiz tratamento com ácido retinoico e fiquei bem apresentável. As marcas não somem, mas ficam bem mais discretas. E o dermatologista ensinou a prevenir futuras estrias com hidratação constante.

Engravidei e lembrei de todas as lições. Passei hidratantes específicos para gestantes (durante a gravidez, desenvolvi alergia ao óleo de amêndoas) na barriga toda, nos seios, na bunda, na coxa, na batata, nos braços... Fui exemplar.

Daí estava eu, um mês depois do parto, me olhando orgulhosa de não ter tido umazinha estria sequer. Acontece que comecei a observar uma parte que esteve oculta aos meus olhos durante uns bons meses: LÁ. Lá, sob os pelos. E o que percebi? ESTRIAS!!! Não acreditei. Puxei, repuxei, e era isso mesmo. Reclamei com o marido, desconsolada. Eu tinha me cuidado tão direitinho... "Ah, amor, nem dá pra ver! Não aparece nem no biquini." Isso, papo de homem. Mostro pra minha irmã. "Olha, Lídia, onde apareceram estrias." E ela: "Nossa, tá com estrias mesmo!"

Então, se você acha que cobriu com óleo todas as áreas possíveis de rasgarem, tente mais embaixo.

9 comentários:

Renata disse...

Afe, mentiraaaaaaaaaa! Ninguém merece passar hidratante em tudo e aparecer estrias onde a gente nunca iria imaginar.
Obrigada pela dica, espero que não seja tarde demais...rs!
beijos

Micheli Ribas disse...

Eu também tive estrias desde a adolescência e era bem magrinha. Cuidei muito na gravidez, mas fui ter logo nos seios (devo ter descuidado umas duas semanas da hidratação ali e foi o suficiente para fazer um estrago; menos no bico, claro, onde não hidratava mesmo para ganhar resistência na pele para a amamentação). Por sorte as minhas hoje quase não aparecem.
Beijos.

Talita disse...

Sempre tive tendência a ter estrias e a gravidez foi cruel comigo.
Não engordei muito, tomava pelo menos 2 litros d'água por dia, passava hidratante compulsivamente e fiz drenagem durante toda a gravidez. Não adiantou muito... as estrias apareceram bem no meio da barriga.
Então não se culpe, quem tem pré-disposição dificilmente escapa.
Beijos.

Tathyana disse...

Eu tmb tive estrias lá e láááááá mais embaixo tmb. Não acho que seja uma consequência só de não passar creme e morar no cerrado. Tem uma parte genética no meio disso tudo. O tipo de pele que a gente tem é determinante (eu acho). Mas hj eu nem encano mais, aprendi a conviver com elas. Só que seu tiver algum dia nos seios eu surto!!! Bjssss

Paloma Varón disse...

Eita, eu tive umazinha lááá embaixo também. E só descobri alguns meses depois do parto. Mas é tão pequena que é imperceptível, eu tive que insistir para a dermatologista ver. Nem preciso dizer que não estou nem aí pra ela, né?
Beijos

Cíntia disse...

Lia, entre as mulheres da minha família não é comum ter estrias, nem varizes, e eu estava me achando super protegida. Até que observei vários riscos roxos na batata da minha perna e pensei: "puxa, estou com varizes!" Uma amiga dermatologista daqui me visitou e disse que eram estrias da gravidez; que ainda estavam roxas mas que iam clarear. Não sei se fico mais triste pelas marcas ou de não saber diferenciar uma estria de uma varize! Buááááá...

Luíza Diener disse...

ahahahahah! eu to tãaaao neurótica com essa história de estrias que eu tb to passando lá.
mas só lá. não lá lá.
vc diz o lá frontal né? não o lá muito pra baixo, senão dá alergia.

enfim, vou ficar de olho em lá também.
excelente saber

Lia disse...

É o lá frontal mesmo, Lu. Se bem que eu andei notando uns relevos estranhos no lá traseiro também, mas preferi não olhar.

Ana disse...

kkkkkkk!
Eu sempre tive. Apesar dos oleos aumentaram.
Lá tb tenho.
Alías tá dificil achar a onde não tenho.
Melhor não procurar.
Rs


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.