quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Em que posição o bebê deve dormir?

Até hoje, Emília só dormiu de lado. Orientação do hospital. Inclusive uma noite ela virou de barriga pra cima e de manhã estava com a boca cheia de golfo. A enfermeira alertou que ela poderia ter se engasgado e explicou como colocar o bebê bem no meio dos rolinhos pra evitar que ele role.

Pois ontem minha prima veio nos visitar e falou sobre a campanha "este lado para cima". Disse que tava na Globo e tal e que dizia que os bebês tinham de domir de barriga para cima para prevenir a morte súbita no berço. Resolvi pesquisar sobre o assunto e soube que a campanha, promovida pela Pastoral da Criança, está baseada em uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas. Eles dizem que dormir de lado ou de bruços faz o bebê respirar um ar viciado, rico em gás carbônico, o que poderia levar à morte silenciosa. Já dormindo de barriga pra cima, o bebê teria o reflexo de tossir caso golfasse, chamando a atenção dos pais.

Parece que o assunto é polêmico, mesmo porque até hoje ninguém conseguiu explicar exatamente a causa da morte súbita no berço. Por enquanto, estou mantendo a recomendação do hospital. Sei lá, esse negócio de a tosse chamar a atenção dos pais, sei não... às vezes a gente tá meio apagadão e pode nem notar esse barulhinho (não somos daqueles pais que levantam por qualquer resmungo do bebê).

E vocês, mamães? Colocam suas crias de ladinho ou de pança pro ar?

32 comentários:

Barbara disse...

Eu ainda nao pesquisei o assunto, mas ja ouvi falar que nao pode ter naaaada no berco (tipo assim, nem pensar em rolinhos perto do bebe). Sinceramente, nao faco a menor ideia ainda do que fazer, espero tambem pelos pitacos das outras maes.

Barbara - www.baxt.net/blog

Tathyana disse...

De ladinho sempre. Inclusive eu durmo de lado. Fred quando fica de barriga pra cima ronca que nem um urso velho. Cutuco ele pra virar e o ronco diminui.

Bjssss

Roberta Lippi disse...

Olha, Lia, bom tema esse que você levantou. Eu também deixei a Luísa de lado por orientação do hospital. Tinha um apoio que não era rolinho, era um triângulo, e que funcionava maravilhosamente bem porque ela ficava super bem apoiada. Na época também não tinha a tal campanha de virar de barriga pra cima.
E confesso que pensei sobre esse assunto esses dias. Como devo fazer com a Rafaela? Acho que meu instinto ainda me mandaria deixá-la de lado, com o suporte daqueles triângulos de espuma. Também tenho muita aflição de imaginar o bebê golfar e ficar engasgado.
Beijos

Paloma Varón disse...

Lia, eu sempre deixei de lado (por orientação de todos os profissionais de saúde) e sempre me "assustei" com esta campanha.
Realmnete acho dormir de lado a melhor opção. Dizem que é bom variar o lado, se de dia dorme de um, à noite, vc coloca de outro. Eu colocava um segura-nenê para ela não se virar. Acho que engasgar de barriga é muito mais perigoso (e eu também não levantava a cada barulhinho).

luterceiro disse...

Oi Lia, eu fiz como a Rô, deixei de lado, com os tais segura-nenê (a Alice tem 10 meses). Já li que a sindrome da morte súbita tem a ver também com o aquecimento em excesso do ambiente, quarto muito abafado, etc. Já fui em pediatra que recomendou de lado e outro que recomendou de barriga para cima. Como os dois são pediatras há, sei lá, 30 anos, e todos os bebês sobreviveram até hj, imagino que as duas posições são seguras para dormir. Mas, particularmente, prefiro de lado sim :)

Mãe! disse...

Lia, ano passado saiu uma nova publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria e que são novas diretrizes na pediatria. Uma das recomendações mais comentadas é a de que os bebês devem dormir de barriga para cima. Olha este site, que comenta essa diretriz:

http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=52&id_detalhe=3289&tipo_detalhe=s

Esse é um hábito enraizado em nossa sociedade. Na Europa, por exemplo, a recomendação SEMPRE foi deixar de barriga para cima, desde que inúmeras pesquisas da área apontaram como esta sendo a posição que mais protege os bebês da síndrome da morte súbita, nosso grande temor!

Quando Gabo era pequeno, eu o deixei de lado por um tempo até perceber que de barriga para cima era mais confortável (e recomendado fora do Brasil!).

Pense nisso, ajeite sua pequena e bons sonhos para vcs 3!!!! :)

Helô e Gabo

Ana disse...

O meu dormia de lado com os rolinhos.
Minha cunhada teve que correr com os dois filhos com meses para o hospital pois tinham refluxo, golfaram e aspiraram o leite.
Quando o meu nasceu ela me ligou só para falar isso: "Não coloca de barriga para cima pelo amor de Deus!"
Neuroses a parte eu não confiei muito nesse negocio de gás carbonico e muito menos em acordar caso ele tossir.
É como vc falou, a gente capota, pois tem sono picado, escasso.
Eu prefiro evitar que aspire leite ao seguir uma pesquisa feita por uma universidade somente...

Anna disse...

Lia, eu também deixava o Pindú dormir de lado, com o apoio dos rolinhos. Achava mais seguro, sei lá.

Ainda mais que o Pindú golfava bastante.

Quando ele começou a se mexer mais, não tinha jeito: eu o colocava de ladinho e logo estava de barriga pra cima, todo esparramado. Mas já estava maiorzinho.

Também fico com a pulga atrás da orelha com essa posição de barriga pra cima quando os bebês são bem pequenininhos.

beijos pra vocês

Fabiola disse...

Lia,

Sempre deixei Ana Luísa de lado... e tinha os famosos rolinhos sim... não consigo entender como dormir de barriga pra cima pode ser melhor se o bebê novinho não sabe virar de ladinho pra jogar fora o golfo da boca... pela lógica é mais fácil ele se engasgar de barriga pra cima.. por isso não sei ao certo o que é mais eficaz... só sei q a minha sempre ficou de lado... e agora, mais velhinha, adora dormir de bruços... sempre desviro ela qd vejo... :)
Bjinhos!

Kelly Resende disse...

Oi Lia, tb tenho essa duvida. Sempre ouvi falar que devia dormir de lado, mas agora estou lendo o livro lançado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (Filhos: de 0 a 2 anos) e lá eles recomendam que o bebê durma de barriga pra cima e somente em casos que ele tenha mtos problemas de golfar é que devem dormir de lado, apoiados pelos rolinhos.
Abraço

Sarah disse...

Oi Lia,
Eu também sempre coloquei o Bento para dormir de lado. Como ele tem refluxo, muitas vezes o leite voltava, e por 2 vezes ele chegou a engasgar de madrugada (mesmo 1 hora depois de ter mamado). Hoje, que o refluxo tá praticamente curado, ele mesmo se vira e encontra a posição melhor. Eu coloco de lado e muitas vezes ele se vira sozinho, fica de barriga para cima ou até de bruços!

Camila Bandeira disse...

Eu sempre coloquei a Gabriela de lado, por orientação do pediatra. Inclusive com aqueles triângulos para apoiar e ajudar a não rolar. E também variava o lado todo dia...Acho que dormir de barriga pra cima é mais perigoso. Nunca entendi essa campanha. Vai ser um bom tema para a consulta com o pediatra antes do Pedro nascer...

Carol disse...

Sempre deixei de lado, mas a pediatra do Arthur disse que de barriguinha pra cima também não é problema nenhum. O perigo do golfo voltar existe se o bebê aspirar o leite, que convenhamos, de barriga pra cima é bem difícil, né? Seguindo essa lógica, acho que dormir bruços sim é que é perigoso. Eu usava dois rolinhos pro Arthur, um pra segurar e o outor pra "encher" o berço...ehehehe
Beijo grande!

Unknown disse...

Eu sempre coloquei os meninos pra dormir de lado. Até hoje, quando coloco a Stella no berço, é de lado, apesar de ela acabar sempre dormindo de bruço depois. Só nenhum dos dois teve problema de refluxo, nunca. então não sei como melhor proceder nesses casos.
Ah... Estou doida pra fazer uma visitinha aí... Mas acho que só vou conseguir semana que vem. Eu ligo!
Bjus

Carol disse...

Meu filhote sempre dormiu de lado, apoiado em uns triângulos de espuma (que sempre achei mais confortáveis que os rolinhos). Depois que ele ficou maiorzinho e os triângulos já não davam conta (ela já conseguia rolar por cima deles, com uns 4 ou 5 meses, acho), meu filhote costumava dormir ou de lado ou de barriga para cima. Só não o deixava de bruços, nunca!

Anônimo disse...

Oi, querida, eu também colocava de lado, mas as vezes, mesmo com rolinho, ele dava um jeito de virar de barriga pra cima. Liguei pro pediatra e lembro que ele me tranquilizou dizendo que o instinto de sobrevivência desses pequenos era muito mais forte e surpreendente do que imaginávamos. E que não era pra eu me preocupar porque se ele golfasse ia dar um jeito de colocar pra fora e respirar. Daí fiquei mais tranquila(mentira mentira mentira :)
Beijos e sorte por aí!

Anônimo disse...

Ah! Esqueci de falar! E com 3 meses ele aprendeu a virar de barriga pra baixo MESMO com o rolinho. Eu disse BARRIGA PRA BAIXO, aquela que não pode, não pode, não pode! Daí nosso querido pediatra disse "ah, Roberta, daí vc precisa ficar de olho mesmo, por conta da morte súbita"
Dormi no chão do quarto dele por 3 noites, apavorada. Depois resolvi relaxar, amiga, o que se há de fazer?
Mas foi um sufoco.

Dani Balan disse...

Lia, também sempre coloquei Nina de lado com o apoio dos rolinhos. Prá gente deu certo. Na mesma época que a Nina nasceu, um primo meu teve o Miguel e, por orientação do pediatra, ele o colocava de barriga prá cima. Mas, prá mim, era melhor ficar de lado. Eu me sentia mais segura assim. Você já falou com o pediatra dela? E o seu instinto, fala o que?
Beijo! Nas duas!
Dani

Fabiana disse...

Eu ACHO que vou colocar a Laura de ladinho, tb com o segura-bebê.

De barriga pra cima me dá aflição.

Bjos.

Beta, a mãe disse...

Lia, a Bia dormiu muito de lado...desde pequenininha e achava meio ruim quando era colocada de barriga pra cima, até que ela mesma depois de uns 4-5 meses achou o jeitinho dela (passou a tomar raiva dos rolinhos e nao dormia com eles). Se tiver preocupada com o golfo ou alguma coisa do tipo, tenta colocar a cabeceira mais elevada, eu fiz isso desde quando ela começou a dormir no berço e fiquei bem mais aliviada, e não é dificil levantar cabeceira não. Coloca uma toalha de adulto mesmo bem embaixo de onde ela dorme, mas embaixo do colchão, entre estrado e colchão, como se fosse um travesseiro invesível. Ela teve uma época um refluxo chatinho e ficava super confortável naquela posição de cabeça um pouquinho mais alta que o corpo. Vale a pena tentar se for te deixar mais tranquila. Também sou daquelas que não ia por qualquer barulhinho não.

Tati Schiavini disse...

Oi, Lia. Esse assunto é controverso e parece que sou voto vencido aqui...rs.
No hospital deixava de lado e ela parecia irriquieta. Virava de barriga para cima e ela acalmava. Então eu fazia assim: lado e, se reclamasse, pra cima. Aí comecei a deixar sempre de barriga pra cima e ela adorou a posição.
Ana Elisa sempre golfou muito, mas nunca dormindo. Eu deixava a babá ligada "grudada" nela e nunca ouvi tosse alguma. Ela dormia bem assim e assim ficamos.
Seu instinto te guiará nisso também, com certeza!
Beijos procês.

Letícia Volponi disse...

Lia, assim como a maioria das meninas, eu sempre deixei a Laura de lado, variando o lado conforme a Paloma citou, mas por outro lado, a ciencia avança e talvez esse estudo mais recente realmente pode estar certo.
Se vc fica mais segura com ela de lado, deixe-a assim e deixe o berço livre de paninhos, almofadas e pelúcias para o ar circular melhor.

Mãe do Pitoco disse...

Lia, já vi esta campanha e sempre achei a orientação dela esquisitíssima, como bem disse a Paloma.

Pitoco só dormia de barriga para baixo porque assim ele fazia questão. Nós o colocávamos no rolinho e ele berrava, parecia que estávamos torturando-o. Então nós encostávamos um travesseiro em suas costas para que ficasse de lado, mas o danado sempre preferiu dormir de bruços, como seus pais, e dorme assim até hoje.

Eu ficava menos encanada do que se ele preferisse dormir de barriga para cima. De barriga para baixo sei que ele vai por a cabecinha de lado e ficará bem.

Espero ter contribuído e mande um beijão bem gostoso para Emília.

Mãe do Pitoco disse...

Ah! Teve uma época que ele só queria dormir de lado - mas de um lado só. Resultado: ficou com a cabeça torta. O que é super normal, segundo a pediatra, principalmente neste comecinho, em que a cabeça é bem molinha. Então, se puder, sempre vire o ladinho em que ela dorme para a cabecinha ficar igualada. De qq forma, se acontecer de um lado ficar maior que outro, como ficou com Pitos, é super normal e depois iguala, sem maiores transtornos. Coisa de bebê mesmo. Beijos

Roberta disse...

A orientação que tive foi de "barriga para cima", porém a cabeceira do berço deve estar um pouco mais alta. Eu levantava os "pés" do berço com uma altura equivalente a 4 caixinhas de CD (foi exatamente essa "medida" que me deram).
Victor nunca golfou e sempre teve um sono beem tranquilo!
Concordo com a Tati ai de cima"Seu instinto te guiará nisso também, com certeza!"
bj

Kelly Chalub disse...

OI Lia!
Sempre coloquei o Lucas para dormir de lado, pois já achava que seria o correto. E ele ainda teve refluxo. Então não tinha nem alternativa!
E com a Marina recebi as orientações no hospital para sempre colocar de barriga pra cima. Não concordo de jeito nenhum! Continuo colocando de lado, encostadinha na almofada e no rolinho, apesar de encontrá-la varias vezes de barriga pra cima. Enfim, acho que esse negócio de barriga pra cima é moda..
beijinhos pra vcs!
PS: Adorei a lembrancinha que o EStêvão recebeu aí!

Lia disse...

Adorei os comentários! Super utilidade pública.
Mãe do Pitoco, muito boa a história da cabeça torta. Não fazia ideia do poder da gravidade sobre a moleira. Então a teoria de que cearense tem cabeça chata por causa da rede deve ser mesmo verdade...

Livia Luzete disse...

Eu me espantei com essa campanha. A criança RN se engasga com o golfo é muito pequena pq nao sabe nem virar a cabeça para se livrar do incômodo, a mãe está o banheiro ou pondo roupas na máquina de lavar e pluft...tempo suficiente para se engasgar e faltar ar e dar problema no cérebro por falta mínima, mas necessária para lesionar!!!(conheço um caso de perto). Meus filhos sempre dormiram de lado e já passaram há muito de período da morte súbita!

Unknown disse...

minha filha tem dois meses e desde que ela nasceu deixo dormindo de lado,mas ouvi uma campanha que se deve dormir de barriga pra cima...hj fico preucupada mas fico bastante atenta,entao uso o meio termo,ponho ela de barriga pra cima com a cabeça de lado,...bjo

Unknown disse...

Gente, eu entrei nesse site pq esse é um assunto que tá me tirando o sono. Tô com o meu bebezinho há 20 dias e fico realmente muito preocupada com isso. A pediatra dele disse que o certo seria de barriga pra cima, mas tb estou insegura. Não sei o que fazer. Vou continuar pesquisando e enquanto isso deixando ele dormir de lado. Beijos a todas e boa sorte com os seus bebês.

Unknown disse...

Aqui nos estados unidos dizem que a morte subita eh causada pela quantidade de vacinas dadas aos bebes que na verdade sao doses de um adulto e nenhum estudo existe sobre esse doses todas juntas, as vacina tem varios quimicos e toxicos como o caso do mercurio e de outros animais e insetos, os bebes morrem por isso, reacao adversas das vacinas, nao pela posicao do bebe dormir, minha filha de um mes dorme mais e melhor de lado e de barriga para baixo.

Unknown disse...

Eu sempre deixo de lado e como levanto com qq barulho dela, eu a viro sempre no meio da madrugada, ou seja ela fica de lado uma metade e a outra para o outro lado


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.