segunda-feira, 25 de julho de 2011

Férias com Emília - respostas

Pelo visto enganei muita gente... Vamos ao balanço atual das nossas férias:

1) Por passar o dia comigo, ela começou a querer mamar em outros horários que não à noite e de manhã cedo, regredindo no lento e gradual processo de desmame. - Péeeeem! Falso!!

Tudo continua na mesma. Verdade que ela às vezes, do nada, olha pra mim e fala "mamá". Mas ela também olha pra banana e fala "mnão", olha pro pão e diz "pão", olha pra garrafa e fala "ábua". Mas não necessariamente ela quer comer a banana ou o pão ou tomar a água. É tipo dizendo: "olha, esse é o mamá da mamãe".

Mesmo antes das férias, eventualmente ela de fato pede pra mamar durante o dia. Uma fórmula que é batata pra ela querer mamar é levá-la num lugar novo, com muita gente, onde ela se sente insegura. Aí ela começa a pedir "mamá, mamá, mamá!", choramingando.

Mas normalmente dá pra distrai-la. Se for fome, com alguma outra comida. Se for sono, levando-a pra passear. E se for necessidade de chamego e segurança mesmo, posso dar o mamá durante o dia, por que não?

O fato é que estamos as duas muito tranquilas quanto ao nosso relacionamento mamístico, e não estou nem um pouco preocupada com a chegada iminente do bebê. Acho que o nó todo da questão do desmame é esse: como a mãe se sente? E eu estou ótima, obrigada!

2) Ela está menos grudada comigo e faz festa quando o pai chega do trabalho. - Verdade!

Esse quase todas acertaram. É óbvio que uma criança que passa 10h por dia longe da mãe não vai querer largá-la nos momentos em que estão juntas. O mesmo não acontece com uma criança saciada de amor, atenção e, não menos importante: tempo junto com a mãe.

3) Ela está dormindo melhor à noite. - Verdade!

Essa também acho que todas acertaram. O sono noturno dela já vinha melhorando (passamos uns dois meses de muita irregularidade), mas a maior diferença depois que entramos de férias foi que agora ela não acorda mais às 5h. Acorda às 6h30, mesmo dormindo no mesmo horário. E isso aconteceu da noite pro dia, imediatamente assim que as férias começaram.

Confesso que eu não achava de todo ruim que ela levantasse às 5h, porque pelo menos podíamos passar um tempinho juntas antes de eu sair pro trabalho. Quem sabe não era isso que ela queria também?

4) Ela está cochilando melhor durante o dia. - Verdade!

Muito melhor. Duas horas de soneca em média, todos os dias. Na creche ela dormia 1h, e olhe lá.

5) Estou mais cansada do que quando estava trabalhando. - Errado!!

Nessa eu peguei vocês, hem? Justamente por ela estar acordando mais tarde e sonecando maravilhosamente, estou tendo bastante tempo pra descansar - o que compensa a agitação de dar assistência a uma criança de um ano e meio e cuidar da casa.

Fora que meu trabalho estava pesadíssimo, e eu estava à beira de um colapso.

Agora tenho tempo pra fazer atividade física e DORMIR (ô, glória!). Como tenho família por perto, tudo fica ainda mais fácil.

Agora, gente: sabe essa soneca dela de duas horas? Pois é. Eu uso esse tempo inteiramente pra dormir também. Nada de blogar, nada de tarefas domésticas. Super recomendo, ainda mais se você estiver no 8o mês de gestação como eu.

Em breve reapareço!!

6 comentários:

Nuana disse...

Oh god///que cansaço heim....bjoooo

Júlia Cristina disse...

Ai ai... preciso começar a fazer isso tb, estou entrando no oitavo mes, mas essa semana ta punk pois é o aniver da mais velha no fim de semana.
Quem sabe depois começo a curtir as sonecas da tarde e descansar mais.
Bjos.

Nine disse...

Bah! Eu só tinha certeza da última e errei, rsrsrs
Mas acho que meu erro é sempre tentar fazer alguma coisa enquanto a Ísis dorme...aí quando ela acorda ela está no gás e eu estou quebrada...

Beijos,
Nine

Sarah disse...

Realmente vc me pegou na última! Tinha certeza que era verdadeira, hehe...
E sabe que Bento também dorme menos na escolinha do que em casa? Em finais de semana a soneca diurna chega a 2h30, na escola vai no máximo 1h30... Será o barulho? A pressa em acordar para brincar??
Por fim... oitavo mês jáááá?? Caramba!!
bjos!

Unknown disse...

vc me pegou em pelo menos duas....kkkk descanse mesmo Lia, é a reta final.Hora de relaxar, curtir os filhotes e esperar o grande dia chegar com muita tranquilidade!

Tudo de bom pra sua família linda!

Espere um pouquinho... disse...

A questão 5 realmente me surpreendeu!!! hehehe

Beijos


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.