terça-feira, 15 de junho de 2010

Comer, comer!

Se ontem eu falei sobre o mame, hoje é dia de falar do desmame. Sim, porque o relato de amamentação desses 5 meses vem com o anúncio das comidinhas que vêm por aí!

Adoro amamentar, é uma delícia, é super prático. Mas também AMO o tema comidinhas. Nutrição é uma das minhas paixões. Saber os nutrientes de cada alimento, conhecer as boas combinações e, claro, saber preparar tudo de uma maneira deliciosa!

Sobre os cardápios escrevo um outro dia, depois de muuuito conversar com o Dr. Pediatra (e de convencê-lo de que minha filha não precisa de carne). Hoje falo do enxoval pra introdução de alimentos sólidos.

Desta vez não fiz enquete sobre o cadeirão, porque as opções são bastantes diferentes e, dependendo da necessidade de cada um, esta ou aquela cadeira serão mais apropriadas. Fiz uma pesquisa prévia e optei por um modelo daqueles que encaixam na mesa, igual a este:




Li opiniões de usuários e estou ciente de duas desvantagens: a cobertura é de tecido, que apesar de ser daqueles meio impermeáveis não é fácil de limpar como plástico; ela fica ligeiramente mais longe da mesa do que ficam as bandejinhas dos cadeirões, o que rende um pouco mais de bagunça. Mas quis esta mesmo assim pelo fato de ser leve e pequena e porque assim ela já se acostuma a comer à mesa conosco. Meu marido também detesta comer na cozinha, onde teria de ficar aquele cadeirão brega (sei que existem uns lindésimos estilosos de madeira, mas nem arrisquei a pesquisa porque tenho certeza de que aqui no Brasil eles te custam os olhos das caras). Finalmente, se você comprar um cadeirão da mesma marca, é bem mais caro. Já testei na nossa mesa, que é toda de madeira, e deu certinho.
Fora isso, a única coisa que comprei foi uma colher de silicone. Como já tenho as mamadeiras/copinhos, ficam faltando a louça dela e potinhos pra transportar as comidinhas. Achei tudo incrivelmente caro e decidi que ela vai comer em pratinho de inox, que não é tóxico nem quebrável e dura a vida toda. Quanto aos recipientes pra transportar papinha, eu estava quase me rendendo àqueles atóxicos carésimos (não esquento no microondas coisa em pote de plástico nem pra mim, imagine pra minha bebezinha), quando uma amiga mais que esperta me disse: "Eu compro aquelas papinhas da Nestlè e reaproveito os potinhos." Óia que ideia boa!
Ah, e os babadores. Ela tem vários de pano por causa da golfaria e da babação, mas eu queria aqueles gigantões que cobrem todo o bebê. Uma amiga vai me emprestar uns que são tipo uma roupa plastificada, que o neném veste. Ela trouxe da Inglaterra. Se alguém souber de alguma coisa parecida em terras brasilis, me diga onde eu compro.
Na minha cabecinha oca, é só disso que eu preciso. Se alguém tiver dicas sobre esses itens ou sugestão de outras coisas úteis, manda ver aí embaixo!

17 comentários:

Fabiana disse...

Eu não vejo a hora de ter um cadeirote na minha cozinha =)

E tb quero comprar um pratinho de inox pra Laura. Desses que duram a vida toda. Tenho o meu desde que era bebezinha, com garfinho, colher e faquinha. E quero um pra minha princesinha tb.

Like a New Home Blog disse...

Muito boa essa cadeirinha Lia. Um casal amigo nosso tem uma igual e sempre carregam junto aonde quer que vão...super prática mesmo. Ah, e até na nossa mesa de vidro deu pra colocar...
Beijos

Kah disse...

Dica: eu comprei os potinhos da Nestlé "usados".
No Mercado Livre tem de dúzias, e é bem baratinho, tipo R$1,00 (às vezes menos). [http://lista.mercadolivre.com.br/POTINHOS-PAPINHA-NESTL%C3%89-%C3%98-PEQ]

Não sei se serve para você, mas uma idéia é forrar a cadeira com um plástico. Fomos visitar uma amiga do namorado e ela usava uma cortina de banheiro como forro da cadeira que era de tecido.

Beijos e boa sorte com essa fase, que o que tem de fofa tem de suja.

Ana disse...

Essa cadeirinha é muito prática.
A colher de silicone tb é joia.
Quanto a roupa plastificada por aqui desconheço...

Amanda Lima disse...

Por enquanto acho que tá bom Lia.
Mais tarde quando ela começar a comer sozinha é bom comprar aquelas colherinhas 'tortas' que são mais fáceis da criança pegar e comer. Comprei um conjunto com o pratinho(que cola na mesa) a colher e o garfinho(de plastico) e o copinho e paguei baratinho..

Outra coisa, logo que começar a dar papinhas pra Emília é melhor usar o carrinho ou o bebe conforto, pois na caderinha eles ainda são meio 'molinhos'.E a idéia dos potinhas da nestlé é otima, também uso aqui em casa.

beijos!

ian.press comunicação disse...

As crianças e suas fases não é mesmo! Deve ser uma delícia. Não vejo a hora de ter um... rs. E não deixe de postar as dicas de comidinhas, viu? beijo-beijo

Marina disse...

Lia, o babador da Bia eu improvisei com uma fralda de pano! hahahah
No primeiro dia o babadorzinho lindo tradicional deixou uma sujeirada por todo lado!
E, ó, pra variar, a cadeirinha da Bia vai ser igual a da Emília! hahahahah
beijoca

Anônimo disse...

Lia, para congelar as papinhas do Felipe eu uso copo de plastico de requeijão. Foi a coisa mais pratica que encontrei. Não ocupam muito espaço no freezer, cabem a porção exata do que o Felipe come e os plásticos são próprios para armazenar alimentos. Fique de olho no simbolo 'garfo + copo' para se certificar se o plástico é próprio para alimentos. Eu não uso os potinhos da Nestlé porque não sirvo esta papinha para o meu pequeno. Confio mais nas papinhas que faço...sem conservantes. Quanto ao babador, a melhor coisa que encontrei foram aqueles babadores descartáveis de restaurantes italianos e japoneses, que dão para nós, adultos, não sairmos com a blusa respingada de molho de tomate ou shoyo. São descartáveis (de TNT), mas eu uso muitas vezes...suja e lavo... Cada vez que vou a um restaurante, ou alguém proóximo vai, peço um babador!

Lua Ugalde disse...

essas cadeiras parecem ser mto bacanas mesmo...meu amigos usavam dessa com o filho dele e era bom pq eles levavam até para os restaurantes, o que facilitava suas vidas na hora da comida pq ele não ficava naquelas cadeiras de madeira que, para mim ,não tem segurança alguma!

Carol Garcia disse...

essa cadeirinha é excelente...
carregamos a do isaac até o peso dele permitir.
é ótima pra um programa em restaurante, barzinho e afins. em casa não conseguimos usar por termos mesa de vidro.
ótima escolha.
sobre os potes, o reaproveitamento dos de vidro da nestlé são bárbaros, mas me rendi aos atóxicos pra carregar os papá.
babadores usei de todos. mas tem um da chicco, de borracha mais dura, que faz uma volta no final e toda a comida que cai fica armazenada alí. ótimo.
coloque na sua lista:
mta paciência e bom humor pras lambanças. elas acontecem e são uma delícia.
bjinho
carol
http://viajandonamaternidade.blogspot.com

Anônimo disse...

Nós tb usamos essa cadeirinha e realmente ela é prática! Em casa, no restaurante, na casa dos outros...e não ocupa espaço nenhum! Atualmente, ela já foi passada adiante! Bjs

Andrea Bettiati disse...

oie......esse cadeirao é bem legal!!! minha irma usa ate hoje, e meu sobrinho esta com 2 anos....o ideal é sempre deixar uma cadeira em baixo desse cadeirao pra se de repente acontecer alguma coisa nao ter perigo nenhum! eu usei o cadeirao tradicional mesmo, mas ele ocupa muito mais espaço, mesmo desmontado..hehhehe....bjos

lunaolargachupeta.blogspot.com

Denise disse...

Oi Lia,
sobre a criança que foi "esquecida" na creche, concordo contigo que é responsabilidade dos pais informarem o atraso. Porém, transtornos acontecem...e se a mãe tivesse sofrido um acidente a caminho da escola???
A responsabilidade é sim da escola.
Caso a mãe, pai ou responsável não apareça no horário a escola deve procurar fazer um contato e aguardar com a criança, "em segurança" o tempo que for necessário. É isso que eu espero que seja feito.
Depois podem dar uma bronca na mãe, cobrar uma taxa extra pelo tempo além do previsto, sei lá...
O caso é que "jamais" poderiam ter apagado as luzes, fechado as portas e ido embora deixando uma pequena de 3anos lá dentro.
Você não acha?

Denise disse...

Querida, agora sobre a cadeirinha...

a Elisa come em uma de madeira (na estilosa, mas bem prática) que foi minha e dos meus irmãos. Nunca deixo ela comer em pé ou correndo pela casa, colo ela já tentou fazer e acho que adoraria. Acho importantíssimo esse convívio. Apesar que atualmente usamos apenas nos finais de semana, pois durante a semana a alimentação é basicamente na escola.
Gostei muito do modelo que escolheste, pensei o quanto deve ser prática de transportar, até mesmo para restaurante e talz.
Colher de silicone é super legal pra essa fase, é bem mascia e não machuca a gengiva. O prato de inox é perfeito.
Eu usei muito um babeido de vistir, não era plastificado e eontras em qualquer boa casa de baby.
Atualmente, na fase de querer comer sozinha, uso manguinhas de plástico...super práticas.
Bjs!

Laura disse...

Lia,
eu comprei no Mercado Livre alguns potinhos da Nestle, esterelizei e uso até hoje. São otimas opções !!!!

quanto ao babador, a Clara odeia esse item, por isso eu comprei várias camisetas da hering feminina, do tipo baby look de adulto. Tem sido mto util, fica enorme, mas exatamente por isso é ótimo !!!

Monica disse...

Que delícia essa fase....
os meus ja estão maiorzinhos, mas vi num supermercado daqui (moro no interior de SP) um de plástico rígido, tipo Plasútil, que em baixo faz uma voltinha para barrar os restinhos de comidas. Com certeza adotaria aqui em casa - muito mais prático de lavar. Tirar manchas de papinha com beterraba é quase impossível se for de pano....
Boa Sorte!

Fabiana disse...

Oi Lia, eu já tinha pensado neste modelo, mas aqui a mesa do apto é redonda e em casa, minha mesa é de vidro. :(
Mas na verdade a gente almoça muito mais na cozinha que tem uma bancada de pedra. Porém a bancada é suspensa e por mais que esteja bem embutida, não acho seguro pendurar a cadeira nela. Acho que vou ter que ficar com aquele o modelão tradicional mesmo.... ou aqueles boosters. Também são uma opção. Vou pesquisar pra ver. E talvez eu compre este booster pra testar. Aqui é bom porque a gente pode devolver o produto, se não se adequar a nossa necessidade.
É isto... de qualquer forma, obrigada pela dica!
bjos


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.