segunda-feira, 12 de abril de 2010

Três meses

E não é que passou mesmo rápido?

Agora florzinha completa mais ou menos um ano de vida desde a concepção. Dizem que agora é que o bebê começa a virar gentinha, que as evoluções ficam bem evidentes. Estou observando atenta e babona.

Só tenho a celebrar. Tenho uma filha extremamente saudável e simpática. E, do que aconteceu no último mês, só coisa boa pra mamãe.

Primeiro, o refluxo melhorou um pouco. Ainda tem dias em que ela golfa muito, vão-se panos e mais panos, roupas e mais roupas. Mas ela só vomitou uma vez nas últimas semanas e passou alguns dias golfando como um bebê normal.

Segundo, ela não acorda mais pra mamar de madrugada. E eu também parei de acordá-la. Ela dorme de 20h30 às 6h30. Alou, pessoal? Estão me ouvindo?? Como diria Claude TroisGros, Marrrravilhose!! Claro, como não poderia deixar de ser, mãe sempre acha que tem alguma coisa errada. E eu passei dias olhando, olhando, pra ver se ela continuava engordando. Será que essa mamada noturna não está fazendo falta? Será? Aí bati uma foto com ela sentadinha e constatei que as gorduras continuam transbordando. Tchau, mamada noturna!

E, finalmente, a rotina! Como vocês já devem ter percebido, sou uma pessoa um tanto quanto esquemática. Então eu teria tudo pra colocar minha filha no roteirinho desde a maternidade. Mas não fiz isso. Fiz o que mandam o Ministério da Saúde e a OMS (mamãe nerds) e adotei a amamentação em livre demanda. Com isso, florzinha tem crescido feliz e saudável. Porém contudo todavia, não quis deixar as coisas soltas ao léu, até porque nem sempre a gente interpreta bem os sinais, e anotei todas as mamadas desde o começo. Fui vendo a evolução, como ia diminuindo o tempo total de peito ao longo do dia e como ia aumentando o espaço entre as mamadas. E hoje, com três meses, consegui identificar padrões que tornaram nosso dia bem mais previsível e aumentaram minhas chances de acertar as necessidades dela.

Hoje, flor mama em intervalos médios de 2h30, não é uma beleza? E, o melhor: descobri os horários em que ela tira as soneconas (sonecona pra ela é entre 40min e 1h): mais ou menos às 10h e 15h!! Ai, que beleza! Fiquei me imaginando, quando perguntarem na creche que horas ela costuma cochilar, respondendo: “Às 10h e às 15h.” Ai que chique.

Tudo bem que tudo muda, e sei que os intervalos entre as mamadas ainda vão se esticar um pouco (a Encantadora de Bebês fala pra levar até 4h, mas eu acho muito tempo pra uma pessoa ficar sem se alimentar – adultos inclusive. Então meu alvo são 3h, 3h30 mais ou menos). Também sei que essas sonecas podem se deslocar, mas o importante é que nosso dia está mais organizado e fica bem fácil observar essas alterações.

Quanto à beleza de florzinha... bem, vocês me digam.

19 comentários:

Camila Bandeira disse...

Que linda! Parabéns!
Como diz a música: "é uma maravilha, Emília, Emília"!

Patricia disse...

Ela está linda!!!!!!! E três meses realmente é um salto no desenvolvimento, você vai ver.

beijos e parabéns para a florzinha!

Marina disse...

ê. liaaaa, parabéns pra emília!!!!!
eu nunca tentei deixar a bia ir de 19hs em diante...
ela dorme de 19 às 22:00, e aí EU acordo ela com medo de ela acordar de madruga... bahahahah
mama e 22:30 tá apagada de novo até às 6:00!!!!
mas agora vc me inspirou e vou ver esses dias se ela vai diretão... duvido muito!
beijocas em vcs 3

A Emília ta linda!!!!

Tathyana disse...

Gente que linda essa Emília!!! Titia aqui tá com vergonha que até hj não levou seu presentinho...affff. Beijossss

Kelly Resende disse...

Parabéns, Emilia!!! Tá cada dia mais linda essa menina!

Tati Schiavini disse...

Parabéns pelo 3º mesversário! E viva o desenvolvimento e a gostosura!!!
www.comtdetati.blogspot.com

Letícia Volponi disse...

Parabéns, ela está linda e olha tô 100% com você quanto a ter um esquema, desde que seja flexível. Não ter a rotina deixa a gente desnorteada, sem se programar até mesmo para fazer cocô, tomar banho ou comer. Já o esquema da encantadora de bebês é rígido de mais, duro de mais, ditador demais. Ela tá linda e vc tá se saindo uma super mae.

anapaularepezza disse...

Olá Lia, tudo bem?
Estou acompanhando o seu blog há algum tempo, e adoro o seu jeito de escrever e encarar a maternidade ! Estou grávida de 4 meses, e venho me inspirando no seu jeito de criar a florzinha para criar a minha também...rsrsrsrs
Deve ser um delícia acompanhar o desenvolvimento dela, né?
Lia, uma pergunta: pelo o que estou lendo, vocês não tiveram babá, correto? Eu e meu marido também estamos pensando em encarar tudo em vôo solo, logicamente com a ajuda de uma pessoa para olhar a casa, e da minha sogra para alguma emergência em que eu precise sair e deixar a bebê com alguém. Assim como você, moro em Brasília, e mão de obra aqui não é nada fácil e nem barata, né?
Pois então, se for possível, queria te pedir um post especial contando como é a experiência em vôo solo. Às vezes fico me sentindo uma alienígena, pois todas as minhas amigas têm/tiveram babá 24 hs por dia, e quando eu digo que pretendemos cuidar da bebê nós mesmos, parece que estou dizendo que vou cortar um braço fora, tamanho o espanto das coleguinhas...rsrsrsrs...e daí me pego com o meu marido perguntando: será que vamos dar conta? o quê será que acontece que niguém consegue sem babá?
Então, se você realmente vem dando conta sem babá até agora, conta para mim os segredos? Sei que dá muito trabalho, mas não é nada impossível, correto?
Obrigada, um beijo e parabéns pelo 3o. mesversário da Emília !
Ana Paula

Fabiana disse...

Quem me dera se aqui em casa tudo fosse tão certinho assim. O Gustavo ainda não tem horário certo das sonecas diurnas. E a rotina para dormir também não tá funcionando como eu gostaria. Troquei a ordem do banho e da massagem, mas mesmo assim, tem dia que ele chora bastante e demora muuuuuito pra dormir.

E quando a Emília tá acordada ela fica "brincando" ou fica no colo? O Gustavo brinca pouco tempo, depois quer é ficar passeando pela casa no meu colo ou no do pai.

Aliás, ela é linda Lia! Uma flor mesmo!
Bjocas

Vanessa Dias disse...

parabéns pela conquista, organização é tudo e rotina tb. Eu n consegui, o Pedro acordou de madrugada até os 10 meses, rsss.

Bjss

Maya disse...

Ela está lindinha demais Lia!!!
bjos

Adriana D. disse...

Nossa, Lia, rotina é tudo, né?
Acho que mamães que seguem rotina podem cansar um pouco no começo mas facilita muito depois. Também anoto as mamadas, horas de sono, sonecas etc.
beijos

Paloma Varón disse...

Lia, eu escrevi um super comentário e pelo visto não entrou... Entre as mil coisas que disse, perguntei se vc anota só os horários de início ou também a duração de cada mamada.
E, no mais, parabpens, pode babar que Emília é tudo de bom. E agora só melhora, viu?
Beijos

Comer para Crescer disse...

Viva a Emília!!!! E viva a mamãe Lia, muito antenada!!!
Lia, a coisa mais louca dessa nossa vida no séc. 21 é esse trocho chamado blog. Me sinto uma tia distante da Emília, pois a conheço desde antes dela nascer. Fiquei emocionada com o nascimento dela, preocupada com o refluxo e tocada com o desenvolvimento dela. Ela está fofa.
parabéns
Patricia

Lu Iank disse...

Oi Lia
A Emilia está uma fofa. Realmente ela é uma simpatia em pessoa. Parabéns pelos 3 meses para vcs todos.
A Mariana tb está dormindo a noite toda sem mamar. De vez em quando o esquema fura, mas em geral tem ido bem.
bjs
Lu

Fabiana disse...

Que linda que a Emília está. Espertona, animada.
Parabéns, Lia por essa meninona linda. Que ela cresça com muuuito saúde.
Bjokas.

Barbara disse...

Lia, posso sequestrar seu blog para responder o comentario da Ana Paula? Olha so, eu moro na Inglaterra, aqui o povo nao tem baba e ninguem morre! Acho um pouco irritante essa mania das pessoas de achar que vc PRECISA ter baba (ou empregada, ou sei la o que) para sobreviver! Eu nao tenho empregada, nem ninguem para fazer minha comida, ou passar minha roupa e estou muito bem obrigada! (apesar de ter gente no Brasil que acha isso um horror). Ignore esse povo e descubra do que VOCE precisa!

Bom, fim de sequestro. A Emilia ta linda, e muito fofa! (eu adorei o video dela "autodivertida" no aviao). Mas o mais legal desse video mesmo eh o seu sotaque! :)

Barbara - www.baxt.net/blog

anapaularepezza disse...

Poxa Barbara, super obrigada !!!
É bom saber que eu não sou uma alienígena...rsrsrsrs
Realmente não me agrada muito a idéia de ter alguém estranho na minha casa, dormindo no quarto da minha bebê, principalmente porquê tenho direito a 6 meses de licença maternidade justamente para aprender a ser mãe !!
Quando eu voltar a trabalhar, ela vai para a creche em horário integral (outro motivo de espanto sobrenatural entre as adeptas da babá 24x7), e tenho certeza que vai ser ótimo. Meus sobrinhos, há 15 anos atrás, foram para a creche aos 4 meses de idades, e nem por isso morreram com as inúmeras viroses que dizem que as crianças pegam nas creches, ou se transformaram em adolescentes desajustados por causa disso...
Quer saber, independência djá !!! kkkkkkkk
Valeu pela força, Bárbara !
Bjs

Barbara disse...

Ana Paula, disponha! Eu sou meio radical porque detesto gente estranha na minha casa (imagina no quarto do meu bebe!) e odeio ter um monte de "servicais" fazendo as coisas para mim. Mas isso eh super pessoal. Voce tem que achar o que funciona bem para voce, e nao fazer algo so porque todo mundo faz. Eu apoio qualquer iniciativa de se pensar por conta propria! :)

Em teoria, acho a ideia da creche otima - na pratica ainda nao sei, porque meu bebe ainda nem nasceu... Mas um monte de gente vai poder te ajudar nisso.

E agora chega de discurso porque o blog eh da Lia e nao meu, e eu tenho que parar de invadir isso aqui! :) Abracos!

Barbara - www.baxt.net/blog


Blog Archive

Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.