quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Decoração de Natal e bebê engatinhante

Montar ou não montar a árvore, eis a questão.

Sou absolutamente fissurada pelo Natal e por tudo o que ele traz junto, sobretudo a decoração. Começa novembro e aparecem as bolas, os bonecos de neve e outros motivos nada tropicais no comércio. Eu simplesmente enlouqueço. E fico me coçando para desencaixotar logo meus enfeites e comprar uma ou outra novidade.

Ocorre que este ano temos uma criança que se locomove com alguma autonomia e está numa fase de muitas descobertas. Esse feriado fomos à casa da minha mãe montar a árvore dela e Emília se acabou com as sinetas de plástico e os laços de fita. Fez uma bagunça absurda e foi um deus-nos-acuda pra evitar que ela colocasse objetos pequenos na boca ou manuseasse coisas perigosas (pisca-piscas e enfeites de vidro). E aí eu me pergunto: vai rolar de deixar uma big árvore obesa e cintilante no chão da minha sala, ao alcance desse serzinho rastejante?

Pensei então em decorar só as paredes e as superfícies altas, tenho enfeites lindos pra isso. Mas ficar sem a árvore, o ícone do Natal pagão?!?

Eu sei que daria pra montar a árvore e toda vez que Emília chegasse perto, soltar um sonoro “nãaaao!”. Mas, poxa, coisa chata colocar uma coisa tão chamativa ao alcance do bebê e não deixar ele mexer!

Enfim, estou confusa no que vou fazer. Alguma de vocês tem experiência com decorações natalinas em tempos de bebês que estão engatinhando ou começando a andar?

25 comentários:

Unknown disse...

Lia,

Acho que vale a pena montar a árvore sim! No início vai ser um problema toda vez que a sua pequena chegar perto. Mas depois ela vai se acostumar e vai perder o interesse, ainda mais se ela tem outros brinquedos disponíveis! A única ressalva que faço é que vc procure colocar enfeites grandes,para não correr o risco dela colocar na boca!

Tenho três filhos, e o meu caçula, João, fez 1 ano em outubro e com certeza vou montar a árvore, mesmo que ele vá correndo tentar tirar os enfeites (ela tá andando bem, ou melhor, correndo,srsrss).

Bjos!!

Ivana

Martha disse...

Ah!! To no mesmo problema!!! esses dias que fui me ligar, tbm to sem saber o q fazer!
Um amigo nos contou que o sobrinho puxou a arvore e caiu tudo em cima dele. O q fazer!
To esperando até a ultima semana de novembro para decidir.. tenho certeza que Laís vai ficar doidinha com a arvore... E com Emilia vai acontecer o mesmo.. então só nos resta montar e deixar elas perderem o interesse! hehe
Bjnhos

Anônimo disse...

e se eu falo pra vc "monta a árvore" e a pequena emília vai lá e me engole as luzes natalinas, qué-que-eu-faço?

Maria Thereza Pinel disse...

Quando meu irmãozinho estava pequenino, feito a Emília, minha mãe fez a árvore, mas só decorou com as bolas coloridas e enfeites de pano, ou plástico, grandes (a ponto do bebê não poder engolir) que não quebrariam.

Talvez uma outra solução seria comprar uma árvorezinha menor e colocar em cima de algum móvel...pelo menos terá a árvore!

Beijo!

Suellen disse...

Olha, eu não sou muito chegada nessas decorações para casa, acho digna de comércio e tals, mas esse ano estou numa tremenda vontade de ter uma árvore enfeitada e cheia de piscas, MAS, a minha é igual a tua, pretendo no máximo colocar piscas na área e enfeite de porta!
tbm acho chato um trem tão chamativo e os montes de NÃO ouvidos pelos pequenos!
bjos

Neda disse...

Bom, em casa sempre tivemos arvore, com gatos, Guilherme, Natal pra mim tem que ter arvore e da tradicional. O que eu fiz foi:
- fixei a arvore com muita, muita fita adesiva no chão (já fazia isso por conta dos gatos);
- ao alcance do pequeno só enfeites enormes e que não quebrem ou desmontem;
- as luzes eu enrolei no "tronco" e a fiação ficou atrás do rack da TV;
- deixei pegar, brincar tirar, rapidinho perder a graça (sempre com alguém de olho);
- se sua arvore não for das muito altas, coloque numa mesinha baixa, e fixe com fita ou barbante.
Bjs

Tchella disse...

eu nao tenho experiencia... but, tive uma ideia hahaha monta a arvore! e decora só da metade pra cima!!! ó que genial... confessa vai hahaha bjo bjo

Irina disse...

ano passado em novembro quando eu [e vc tb, né?] estava grávida minha mãe ficava repetindo que em 2010 teria alguém pra derrubar a árvore, pra bagunçar tudo etc e tal.
agora meu filho tá com quase 10 meses e engatinhando que é uma beleza, querendo andar e tudo mais e é óbEvEo que não vai rolar colocar enfeites pequenos ou frágeis pq ele VAI detonar a coisa toda.
pra não ficar com medo, vou colocar uma árvore "a prova de joão" e relaxar. piscas e coisas que quebram, só nas paredes, pra ele ficar hipnotizado e babando. risos.

a propósito, acompanho seu blog desde a minha gravidez, mas nunca comentei aqui. estávamos grávidas na mesma época e quando emília nasceu eu morri de inveja. mas a inveja passou e, agora, super me identifico com o seu blog pq eles [emília e joão] são muito parecidos no temperamento e ele foi pra escolinha agora e a dona fica falando que ele "tá muito espertinho, muito espertinho". risos

enfim, post enorme, beijos pra vc e emília!
=)

Kah disse...

Por que não coloca em um canto inacessível?
Foi o que fizemos aqui. haha Colocamos a árvore no espaço que fica entre um sofá e outro. Ela só consegue alcançar se subir no sofá, como ela ainda não tem esse dom... ]Beijão!

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Putz LIa...
E se vc comprar uma arvorezinha pequena e que fique em cima de uma bancada ou algo assim?? Ta, ta certo que não é aqueeeeela coisa, mas é um verdinho ne?? Ta bom, mas se vc quer uma arvore grande na sala, acho que os enfeites deveriam ser de tecido ou plastico, ou qualquer coisa que não seja vidro... Melhor não correr esse risco neamm??
E qto vir à França em abril... Tava pensando... Sera primavera, porém, o tempo ainda esta mais para o frio que para o calor... Se vc for para regiões que tem mar, acho que vc não aproveitara muita coisa.. Ué, não quer conhecer Laon nao??? AHahaahha!!!
Mas falando serio... Acho Strasbourg interessante (alias, agora nessa época de natal, a cidade fica linda!) e é quase divisa com a Alemanha (acho que a cidade mais proxima é Baden Baden, que é uma gracinha. AH, e indo para Strasbourg, tem que comprar e comer as bolachinhas da região, são MARAVILHOSAS! TEmos um amigo que vai frequentemente para la e dai ja viu ne?? Tel que trazer as nossas encomendas!!
Pensa ai!!
Beijossss

Marina disse...

Lia, sou completamente louca por natal! Eu monto a árvore não só da minha mãe, como a da minha vó! Amo, amo, amo!
Mas justamente pelo q vc narrou, esse ano não terei árvore em casa!
Não rola mesmo!
Ficaria louca... Então desisti!
triste, mas verdade! rsss
bjbj

Paloma Varón disse...

Lia, monta a árvore e coloca numa superfície alta (no rack da sala, por exemplo). E deixa ela pegar e tal, mas sempre no colo de alguém, assim é mais fácil controlar.
Beijos

Fabiana disse...

Dilema mesmo hein? Eu também amo tudo o que relativo ao Natal mas não vou passar por este perrengue, já que estou numa casa provisória e não vou comprar um trambolho destes (é lindo, mas é um trambolho) pra ter que desmontar na véspera do Natal e ainda achar um lugar na mala.

Mas acho que se eu estivesse em casa eu montaria sim.

Ana disse...

Hahahaha...aqui é o mesmo dilema. Mas eu acabei desistindo da árvoree optando por alguns bonecos pela casa e enfeite de porta. O felipe ta muito espertinho pra arriscar. Até um cachepô que tenho aqui na sala tive que tirar daqui pq ele pegava todas as pedras e da boca iam para o chão. Uma bagunça perigosa. Mas Lia se vc achar uma solução ai me conta, quem sabe mudo de idéia. Eu amo decoração de natal! Bjos

Juliana disse...

Lia queridona, posso trocar o nome da Emilia e copiar o post inteirinho??????????????? Rsrsrsrs. Se somos tão parecidas assim neste aspecto, vou te contar o que pensei a esse respeito: claro que vou montar minha linda árvore e colocar os 1001 enfeites de alces e papais noéis que eu tenho. Este é o primeiro natal de nossas pequenas, por isso será um dos mais importantes. Tem que ter árvore, tem que ter decoração, afinal agora tem criança em casa. Vou montar a minha nesse finde, depois te conto se a experiência foi válida. Beijão enorme.

Amanda Lima disse...

Aqui em casa a solução do ano passado (a Gabi recém havia feito um ano) foi uma árvore menor, em cima da estante. Não era A árvore dos meus sonhos, mas pelo menos não houveram perdas naquele Natal
Agora que a pequena tem quase dois anos tô pensando em uma maior, mas veremos, pois quanto maior a criança maior a arte né?

Beijos

Tathyana disse...

Eu sempre montei Lia, até porque adoro o Natal. Inclusive acabamos de montar a nossa!!! Mas assim, com Emília pequena, vc pode se acabar nos enfeites altos e colocar uma árvore pequena, de mesa, só pra não ficar sem uma.

Bjsssssssssss

Micheli Ribas disse...

Não sei se a Clara não era uma bebê tão mexilona, mas apesar de adorar a árvore de Natal, ela quase não mexia. Não sei nem como. De vez em quando alguém deixava ela pegar um efeite e ela se contentava. Ainda não montei a minha, agora que está maior é mais fácil de explicar, em compensação, ela está mais teimosa. Ainda não sei como será. rs.
Eu diria para você arriscar montar, mas tentar evitar as bolas que quebram, por exemplo, para não correr o risco dela se machucar. A bagunça é o de menos, não é?
Beijos e boa sorte!

Unknown disse...

Isso me faz lembrar da minha época de criança, qdo as bolas eram de um vidro bem fininho e tinha que ter todo um cuidado com as bolas. Agora elas são de plástico pra vc poder montar sem medo ;)

beijos

Kelly Chalub disse...

Ei Lia!
montei minha árvore semana passada. Também pensei em não montar este ano pois a Marina ainda está engatinhando (mesmo tendo 1 ano e 1 mês) e tentando andar. Mas ainda não andou de vez. E mesmo que estivesse andando achei que seria um problema. Ela iria direto na árvore, puxar bolinhas, tentar empurrar a árvore.. Mas montei porque o Lucas está pedindo para montar a árvore desde janeiro.. rs.. E ficava perguntando se o natal estava chegando.. Fiquei com pena dele e montei. Vc não vai acreditar na reação da Marina. Tivemos que ligar o pisca-pisca e mostrar a árvore pra ela. Ela não deu bola... Ela mexe em TUUUUDDDOOOO!! Não perdoa nada... mas a árvore não fez sucesso não.. Em uma semana ela foi para perto da árvore uma vez! Enfim, te aconselho a montar e vigiar! rs. Beijinhos!!

Luíza Diener disse...

ahahaha! adorei o "ícone do natal pagão"!

hilan não gosta e desde que casamos não temos nenhum tipo de decoração pagã em casa.
o argumento é que: logo logo o benjamin vai pedir e aí eu vou decorar. e ficou meio combinado (da parte dele) que só vai rolar quando o benjamin tomar consciência da coisa.

monta uma árvore menor em cima de uma mesinha! assim ela vê com supervisão.
de resto, vc pode apelar para guirlandas, pisca piscas e coisas suspensas.
ou não.
afinal, se vc vai engatar um filho no outro, vai ter sempre um pequeno pra se embolar no pisca pisca ou comer as bolas de vidro. de repente já é hora de começar a treinar o sonoro nããão.

Luíza Diener disse...

e outra, mesmo que o hilan aceitasse, mesmo que o benjamin engatinhasse, aqui em casa a árvore seria mesmo suspensa, afinal temos um cão ateu e pagão dentro de casa, destruidor de lares.

e mesmo se fosse na época do ringo, que era um velho blasé, ele faria xixi na árvore, como sempre fez na casa da minha mãe

Beta, a mãe disse...

Lia, aqui so montei a árvore esse ano. Com a Bia com 2 anos. Ela nem se interessou acredita? Achou legal no primeiro dia e no segundo dimiunuiu o interesse e no terceiro era como se nada estivesse lá. Eu nem louca ia colocar com ela pequenininha. Na loja onde fui, a moça tinha tudo de plástico e tudo a prova de criança. Inclusive comprei uma árvore com um pé maior que ela mesma. Pra ficar bem fixada no chão e os pisca pisca são de led e parecem mais seguros, tenta colocar alguma coisa, vai que ela seja como a Bia, que se interessa e depois larga? beijos

Unknown disse...

Bom... eu montei a minha ano passado quando a Gaby ainda tinha menos de 6 meses e foi tranquilo. Esse ano ela está com 1 ano e 5 meses e foi uma festa arrumar a decoração de Natal por aqui. Deixei ela mexer em tudo antes de colocar na árvore, ela me viu montando a árvore e colocando para tomar um sol, depois colocamos todos os enfeites. Não tenho nenhum enfeite que quebre (tipo bolas de vidro) e todos os outros são grandes. Até comprei vários bichinhos de pelúcia para pendurar!!! Claro que no começo ela ia toda hora colocar a mão mas a gente foi falando que tinha que deixar o Papai Noel quietinho e agora ela nem mexe mais. Tem sim que montar árvore!!! A casa fica linda e com outro astral!!! Dá uma passada no meu blog e vê como ficou a árvore depois de pronta. Beijos mil

Patricia disse...

Ai Lia, não acredito. Deixei um recado aqui ontem e acho que não gravou....
Repito.
Monta a árvore. Claaaaaaaaro!!!!
Nem que seja só com coisas que não quebrem, nem sufoquem ou eletrecultem. Enfeites de pano, sei lá. Mas monta a árvore!!!!!!
Nessa foto aqui a Mariana tinha um ano e quatro meses e resistiu muito bem, sem nenhum acidente:http://patricia-couto.blogspot.com/2009/12/so-this-is-christmas.html

beijos de outra adoradora de coisas natalinas, renas do nariz vermelho, neve de algodão e luzinhas piscantes!!


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.