domingo, 4 de setembro de 2011

As novas patologias

Não procurei no dicionário, mas entendo patologia como um estado físico ou psíquico do indivíduo que foge à normalidade e é nocivo para esse indivíduo. Percebo que ultimamente patologia ganhou um novo significado: estado físico ou psíquico do indivíduo que foge à conveniência. Do indivíduo ou do médico.

Em obstetrícia e pediatria, levantei as “patologias” modernas mais comuns:

- gestação de mais de 40 semanas;

- trabalho de parto de mais de 8 horas;

- bebê a termo com menos de 3kg;

- bebê a termo com mais de 3,5kg;

- bebê que acorda à noite;

- bebê de peito que diminui o ritmo de engorda depois do 3º mês;

- dor na erupção dos dentes;

- bebê que engatinha só depois dos 9 meses;

- bebê que anda só depois de 12 meses;

- criança que não come tudo o que gostaríamos;

- criança que manifesta suas vontades.

Para tudo isso, nós operamos, medicamos ou, na melhor das hipóteses, nos descabelamos. Mas entre o normal e o patológico existe uma variedade enorme de comportamentos do corpo de cada um, todas igualmente saudáveis. Porque Deus não nos fez padronizados, como numa produção industrial.

12 comentários:

Paloma Varón disse...

Pois é, o problema de tentar se criar um padrão é começar a medicar tudo o que foge ao "padrão", sendo que este é completamente idealizado, já que o normal, o mais frequenta, por exemplo, é que um bebê de menos de 1 ano NÃO durma a noite inteira. Mas este, como outros assuntos, viraram tabus e, quando a criança não dorme, vira patológico e logo vai ser medicado/ operado/ taxado de anormal.
Anote aí: não duvido que logo logo bebês tomem um xaropinho tarja pretinha para dormirem.
Peguei o sono como exemplo, mas isso se aplica a tudo.
Beijos

Unknown disse...

Concordo Lia!!! Estabelecer padrões irretocáveis é a melhor maneira de enlouquecer os pais!!! Excelente post!

A Doceria da Tathy disse...

Lia, eu vejo que existe uma demanda dos pais em querer medicar, diagnosticar e tratar comportamentos dos filhos. Patologias existem e são tratáveis, comportamentos desajustados não. Muitas vezes são sintomas de um contexto desajustado e não causa. E quase ninguém quer mudar o contexto, rever as posturas. Vejo isso claramente no consultório quando recebo as crianças para avaliação. E alguns pais acabam encontrando os médicos que dão os tais remedinhos que não fazem efeito benéfico algum. Triste!!!

... disse...

a minha "vai ter que" tomar antibiótico por conta de catarro. Quer dizer, a médica preventivamente passou um antibiótico pra evitar que o catarro "vá para outros lugares" e vire "algo pior".

morrí!


Lia, uma ótima hora pra ti! estou aqui mandando vibrações positivissímas pra vcs e torcendo por um parto muito prazeroso e belo!

beijocas,
Aretha
www.oquehadeerrado.blogspot.com

Renata disse...

Pois é, Lia, mas todas essas patologias são gravíssimas p/ aquele povo aque adora dar palpite, não??
beijo

Luíza Diener disse...

chega to com preguiça de comentar do tanto que esse assunto enche, né? hahahahah

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

E essas questões patologicas sempre são levadas ao pediatra e ao obstetra... Respeitar o ritmo e confiar na natureza é bem mais simples do que procurar a solução para cada um dos "problemas"... Lia, acordei pensando em vc... Nasceu (sim ou não, sim ou não!!?)????? De toda forma, mando todas as boas energias para as boas vindas do segundinho!
Beijão

Raphaela Rezende disse...

E viva o clero médico, que estará sempre aqui para nós salvar.

xp

Cláudia Rodrigues disse...

Bóra mudar o mundo mulherada!

Fabi Alvim disse...

Acabei de ver na Paloma que o baby chegooooooooou!!! PARABÉNS, Lia!! Deve ter sido muito emocionante! Muita saúde pra vcs!!! Viva! :-)

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

Lia,
Acabei de ler no Peripécias e acho que vc esta sob efeito da ocitocina e lambendo a cria que acabou de chegar. Parabéns pelo parto domiciliar (isso me emociona!) e estou curiosa para saber como foi e, logico, para saber se a Emilia ganhou uma irmã ou irmãozinho!.
Beijão enorme para vcs 4 : )

Anônimo disse...

Excelente! :D


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.