sexta-feira, 4 de março de 2011

Respostas às perguntas intrigantes

Vocês já imaginaram alguém com estes peitos...





...este cabelo...






...e estas ancas?







Pois a Paloma imaginou (vejam nos comentários de ontem).

Tomei a liberdade de substituti a imagem da Madonna do Rafael pelas Três Graças do Rubens, porque a Virgem Maria estava sempre recatada, com o corpo coberto, e achei que ficaria mais difícil visualizar.

Seria essa a resposta às perguntas de ontem? Uma gestolactante seria um ser com peitos de Pamela Anderson, careca como a Hilary Swank em "Garotos não choram" e fogosa como uma Vênus renascentista?

Infelizmente (ou felizmente?), a imaginação da Paloma é mais interessante que a vida real. E para matar a curiosidade de todas, seguem as minhas respostas às perguntas de ontem:

1) O que acontece com os peitos de uma lactante quando ela engravida? Aumentam mais ainda ou permanecem do mesmo tamanho?


Incrível, gente, mas eles realmente aumentam, como numa gravidez normal. Mas isso não nos deixa no nível da Pam.

Explico: amamentar um bebê de um ano não é a mesma coisa que amamentar um bebê que só mama no peito. Depois de tanto tempo, a produção se estabilizou, e vai diminuindo aos poucos à medida que o bebê se torna mais autônomo no mundo dos outros alimentos. Assim, apesar de continuar usando os mesmos sutiãs do pós-parto, minhas mamas já não mostram toda aquela exuberância.

Com a gravidez, achei que nada mudaria, porque o tamanho dos meus seios-lactantes-de-um-bebê-de-13meses é mais ou menos o de seios de grávida. Mas eis que Emília terminava de mamar, eu checava os vasilhames e me perguntava: "ué? ela não está mamando tudo?"


Então percebi que meus peitos haviam sido, sim, presenteados pela fartura da gestação. Quando estão cheios de leite, eles permanecem do mesmo tamanho de antes de eu engravidar. Quando mamados, continuam lindos seios de gravidinha.


Mas, claro: do nível da Pam, só na apojadura!


2) Se na gravidez o cabelo fica lindo brilhoso sedoso radiante e na lactação os fios cometem suicídio coletivo, como fica a cabeleira de uma gestolactante? Rala, mas com estilo?

Só posso dizer que continuo careca. E apesar de não ter adotado ainda o joãzinho, preferi manter um corte mais curto nessa fase (aliás, sempre preferi cabelo curtinho pro meu rosto). Brilho, essas coisas? Sei não, nunca tive isso, nem na primeira gravidez. É o mesmo cabelo de sempre, só que menos.


3) Se gravidez engorda e amamentação emagrece, teríamos aí um antídoto infalível para o sobrepeso na gestação?

Rá!! Nessa, a Paloma acertou em cheio. (Ou eu deveria dizer, em cheia?)


Gravidez engorda. Ponto. E os quilos a mais não são só de bebê, placenta, líquido amniótico e tals. Tem a reserva de gordura que a mãe mantém pra garantir uma lactação de sucesso.


Não sei se é o metabolismo que cai - o sono deve ter a ver com isso -, mas ganhei peso com muita facilidade durante a gestação da Emília e agora não tem sido diferente. (Pra quem acha que eu fiquei macérrima grávida de Emília, saibam que me controlei bastante pra ficar só nos 13kg a mais).


Aliás, até agora já engordei mais de 3kg, enquanto que na minha primeira gestação não ganhei nem 1kg no primeiro trimestre. Pode ter a ver com o fato de que eu estava 2kg abaixo do meu peso de equilíbrio, por conta do que perdi na amamentação. Daí o organismo precisou absorver mais gordura pra se estabilizar.

O fato é que eu, lactante, comia tudo, me entupia de sorvete e macarrão, e só emagrecia. O pior é que peguei esse hábito, e agora está difícil retornar às frutinhas com granola. Estou até um pouco assustada com meu ganho de peso (apesar de estar me achando linda, tenho medo de a coisa virar uma bola - trocadilho infame - de neve).


Resumindo: amamentação durante a gravidez não serve de dieta! Olho no prato!

+++

Enfim, isso é o que tem acontecido comigo, com o meu organismo. Assim como os sintomas da gravidez se manifestam de forma diferente de pessoa pra pessoa, os efeitos da lactação durante a gestação também podem variar.

Então, no fim, sou uma das Três Graças com um bocado mais de peito e muito menos cabelo.

10 comentários:

Kelly Resende disse...

Interessante esse post, Lia. Eu nunca tinha pensado nessas questões antes. rsss
Qto a mim, no quesito peso, ganhei alguns quilos depois que voltei a trabalhar, apesar de ainda estar amamentando, o que me deixa super preocupada com o momento que eu parar de amamentar...
Beijos

Brenda Ortiz disse...

Lia, eu acho que na segunda gravidez a gente ganha peso mais rápido mesmo. E é impressionante como a barriga aparece rápido. Na primeira eu fui ficar barrigudinha lá pro 5º mês. Na segunda, com três meses eu já tava botando a barriga pra jogo (como dizia um colega meu de trabalho, na época). Acho que independente da lactação isso é normal mesmo.
E você está linda grávida e mãe!
Bjus
Brenda

Paloma Varón disse...

Ah, eu meio que acertei, vai. Imagino que seja mais natural engordar um pouco mais agora porque:
- é sua segunda gestação
- amamentação e gravidez exigem mais calorias mesmo
- a fome aumenta, vc precisa comer.
Mas não se preocupe, pois vc se alimenta bem e está ótima. Não entre na nóia de que está gorda porque não está.
Beijos

Neda disse...

Tão bom ver as três graças! Pensar que houve um tempo em que eu estava na moda. KKKKKKKK
Piadinhas a parte! Todas as mães de segunda ou mais viagens relatam um aumento maior de peso e uma barriguinha aparecendo um pouco antes. É normal!
Bjs

Sarah disse...

No caso dos peitos eu ia chutar algo assim, peitolas maiores mesmo. Já pro cabelo eu não tinha pensado, porque também não notei diferença nenhuma nos meus durante a gravidez. Só a queda livre durante a amamentação mesmo.
Agora, quanto ao corpitcho... também já ouvi várias vezes que na segunda gravidez ganhamos mais peso e/ou com mais facilidade. Talvez não seja assim desde sempre porque na primeira é tudo novidade pro nosso organismo e, na segunda (e outras), ele já sabe que tem um bebezinho para formar... sei lá, tô só divagando!!
Mas adorei a enquete! :P
bjos!

Micheli Ribas disse...

Adorei as respostas e as perguntas, Lia!
Beijos e bom feriado.

Mariana - viciados em colo disse...

kkkkkkkkk
engordei mais na segunda gravidez e
emagreci menos na segunda amamentação... rá
debito na conta dos 30 anos...
beijoca

Tathyana disse...

Eu tô no meio lá na foto das ancas :(

Luíza Diener disse...

intrigante..

mas no fim das contas, a brenda falou e disse: vc tá linda grávida e mãe.

fim

Mamma Mini disse...

Lia vc é muito engraçada...
acho que o peito e o cabelo da Pam tava ótemo né rs rs rs rs adorei as analogias...rs
e juro que nunca havia pensado sobre esta fase gestante/lactante juntas! boa sorte aí em tudo!
um beijo


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.