segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

As primeiras farofas de Emília

Com um blog com esse nome, nunca falei de farinha. Pois este domingo Emília enfiou a mão e a boca no saco de farinha e conheceu suas primeiras farofas.

Nunca tinha oferecido à minha filha essa iguaria tão apreciada por nós cearenses porque esse normalmente é um prato muito gorduroso. Mas almoçando em um self-service vegetariano, o marido resolveu compartilhar com Emília sua farofinha de proteína de soja. É bem engraçado bebê comendo farinha, aquele monte de pó nos lábios. Farofa é um prato seco, mas ela encarou bem. Tão bem que quis repetir a dose à tarde, com uma matéria-prima não tão comestível.

Parquinho de areia. Ela tem um ano, mas foi a primeira vez que a levei a um parquinho de areia. Perto da minha casa tem um parquinho com brinquedos bem pequenos, ótimos pra idade dela (ela começou a usar o balanço com 6 meses), mas que tem o chão de cimento.

Ontem fomos passear em um parque nas redondezas e lá estava o enorme parquinho de areia, cheio de crianças. Deixei Emília descalça e fomos caminhar na areia. Ela nem ligou pros brinquedos (ainda bem, porque os escorregadores deviam ter uns 5m de altura, e se ela cismasse de brincar não ia rolar), ficou observando aquele pó debaixo dos pés. Resolveu sentar e manusear a areia, espalha pra lá, espalha pra cá, joga pra cima.

Eu e o Rafael estávamos a postos para evitar que ela resolvesse degustar o brinquedo. De vez em quando ela abaixava a cabeça em direção ao chão, e sabíamos exatamente qual era a sua intenção. Mas quem é mãe conhece a sagacidade desses pequenos. Mesmo com o pai e a mãe do lado, ela conseguiu driblar a vigilância e, numa fração de segundo, lá vai a farofa pra dentro da boca. Ecow!!

Pior é que ela nem fez uma cara tão ruim. Cuspiu o excesso, mas ficou mastigando o resto. Aflição total. Hora de lavar a boca, as mãos, os pés, e ir pra casa tomar um vermífugo.

Nota: Emília já tinha conhecido a areia da praia, mas acho que naquela ocasião o mar chamou tanto a atenção que ela se esqueceu de provar a farofa do mar.

11 comentários:

Sarah disse...

Hahahahah! Que espertinha! Eles sempre arrumam um jeito de degustar o que não devem, né...
Bento ainda não conhece areia, mas ADORA farofa. E grama - essa para correr e jogar bola, mas nunca teve a ideia de degustar... por enquanto!
bjos

Paloma Varón disse...

Tá na areia é pra se lambuzar (acabei de criar este ditado, baseada nas experiências gastronômicas das nossas bebês)!
Beijos

Micheli Ribas disse...

A Clara AMA farofa. E, apesar de frequentar a areia da pracinha desde uns dez meses, nunca colocou-a na boca. Porém, já jogou no cabelo e em todo lugar... rs!
Que fofa a Emília, super esperta! Farofa é bom mesmo, pode dar mais, mamãe! rs.
Sobre o seu comentário, nos temos mesmo muitos DVDs de desenhos por aqui já. Tem alguns de filmes que vale a pena alugar uma vez, porque ela não se interessa tanto. Já quando gosta, vale a pena ter. Aqui na cidade praticamente não encontro os desenhos legais, só consigo comprar ou na net ou quando vou em uma cidade maior. No meio tempo, gosto de alugar (na verdade eu sempre alugo filmes para mim e para o marido, no fds, para ela só bem de vez em qdo, pois já tem muitos mesmo). Ultimamente, com as férias e o livros, ela se interessou por desenhos diferentes e foi mais rápido alugar. Alguns clássicos são bem caros, só vale a pena ter se ela gostar mesmo. Já desses mais em conta que vc falou, estou sempre de olho, todo mês compro algum.
Talvez até pela variedade, a Clara vê, sim, muitas vezes um desenho, mas vejo que ela varia muito, não fica em um só. O que eu acho bom.
Beijos!

Naiara Krauspenhar disse...

De boba não tem nada né Emília?? hahahaha
Amiga, por melhor que seja nossa supervisão sempre passa algo despercebido...
Ontem GG estava brincando na terra e eu junto, do ladoooo. Quando olho pra boca dela toda marrom, e os dentes fazendo "crec-crec" só pensei: Deu merda... rs
BJos

Kelly Resende disse...

Oi Lia, espertinha essa Emilia, conseguiu driblar vcs direitinho! rsss
Clara tb vive me aprontando dessas, outro dia estava engasgada e qdo fui olhar ela tinha enfiado uma folha seca na boca, q ficou grudada na garganta. Depois que tirei ela correu pra pegar outra no vaso de planta da minha mãe e queria pq queria colocar na boca de novo.
A creche voltou hoje, e a da Emilia tb já começou? Clara ficou no maior berreiro.
Beijos

Tathyana disse...

Ah! Eu vou fazer uma farofa aqui em casa e te convidar tá Emília? Um programa só nosso!!! Será que a mamãe deixa? Bjsssssssssssssss

Kelly Cristina Costa disse...

Desconfiamos de suas repetidas tentativas de chegar até a areia do parquinho aqui da creche!rs

Marina disse...

Ixi, Lia, já desencanei! Bia come areia pelo menos 1 vez por semana, aos sábados, qd vamos à praia!
kakakakakakakakaka
óbvio q eu tento não deixar, mas às vezes ela é mais rápida que eu! hahahaha
E o bolinho da Marquesa? Já foi?
bjbj

Ministério da Saúde disse...

Olá Blogueiro,

As enchentes fizeram centenas de vítimas nos últimos dias. Para impedir que a situação se agrave é preciso que os sobreviventes saibam como lidar com esta realidade e tomar as medidas de prevenção necessárias para evitar doenças graves. E você, blogueiro, pode ser nosso parceiro nessa divulgação e nos ajudar a salvar vidas. Caso queira participar desta ação, entre em contato com ocomunicacao@saude.gov.br que enviaremos o material necessário.

Ana disse...

Kkkkkk
Pronto, agora a Emilia tá batizada. Rs
Beijos!

Mamma Mini disse...

Lia que fofa... farofa de verdade, meu filho amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, salgada, doce, todos os tipos...rs, agora a farofa da praia, demorei pra levar, mas quando levei ele achou estranho... felizmente a farofa dele na praia fica só no bife a milanesa dele mesmo, mas depois ele adora se lavar, comer ainda não rolou, mas vermífugo sim porque com cachorro em casa, casa de campo e areia da praia, não tem jeito...rs rs rs
um beijo querida!


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.