quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

As fraldas de pano e o desfralde

Dizem por aí que crianças que usam fraldas de pano têm mais facilidade na hora do desfralde. Que elas sentem o molhado do xixi, têm mais consciência do seu corpo e tendem a se sentir incomodadas com os próprios excrementos antes de quem usa fralda descartável. Se é verdade eu não sei. Não sei se as fraldas de pano facilitaram o desfralde pra Emília. Sei que, pra mim, enquanto mãe desfraldadora, o fato de usar fraldas de pano foi um grande incentivador para passar logo para a fase do penico.

Momento 1:
A criança usa fraldas de pano o tempo todo, a mãe economiza tubos de dinheiro, não produz esse lixo do mal e todos estão felizes.

Momento 2:
A criança cresce, sua bexiga também, e começa a segurar o xixi por mais tempo. Quando faz, é um rio de xixi. As fraldas, que são tamanho único (regulável por botões), começam a vazar. A mãe, que passava horas a fio sem se preocupar com vazamentos, começa a ter de correr atrás da criança para trocar a fralda a cada duas ou três horas. E se vê obrigada a colocar fraldas descartáveis na criança para dormir.

Momento 3:
A criança desenvolve uma alergia horrorosa à fralda descartável, assa, coça, sangra.

Situação final:
Ficar trocando fralda de pano toda hora ou deixar a menina toda papocada de alergia? Tchananam, bem-vindo, penico!!

Compreendo quem espera o máximo para tirar as fraldas, até que a criança peça (verbalmente) e se recuse a usar fraldas. Esses desfraldes costumam ser uma beleza, rápidos e sem acidentes, como o do Noah. E às vezes sinto que as pessoas se perguntam se eu sei mesmo o que estou fazendo quando Emília faz um xixi na calça.

Verdade verdadeira, eu teria esperado mais, especialmente porque tenho uma bebê pequena em casa. Só que Emília sem fraldas está dando muito menos trabalho que Emília-de-fraldas-vazantes-ou-Emília-de-fraldas-machucantes.

Pra começar: a quantidade de fraldas para lavar reduziu-se a menos da metade. Emília estava usando milhões de fraldas por dia, porque era praticamente uma fralda por xixi. Margarida usa a mesma fralda por 4h (eu só troco por higiene, porque mesmo que eu deixe umas 6h, não vaza). Então a maior parte era de Emília mesmo. Fora que o xixi da Emília tem um cheiro muito mais forte que xixi de bebezico que só mama no peito, daí eu tinha de passar bastante água na fralda antes de pôr de molho.

Verdade que agora apareceram uma ou outra calcinha batizadas de xixi vazante. Mas a calcinha é muito mais fácil de pré-lavar que a fralda, porque o tecido não é super absorvente. Além do mais, é uma, no máximo duas calcinhas por dia. Fraldas, eram, sei lá, dez?

E o chão molhado? Acontece, mas cada vez menos. Em casa, então, é quase nunca mesmo. Na rua é mais comum, porque ela se distrai mais e esquece de pedir.

E, gente: do jeito que estava, com as fraldas vazando, acho que os xixis no chão e as calças molhadas eram mais frequentes que agora. Além do mais, ficar toda hora trocando a fralda dela dá tanto ou mais trabalho quanto oferecer o penico. Fora que ela não está numa idade em que trocar a fralda é a coisa mais legal do mundo.

No fim das contas, acho que o momento foi ótimo, porque ela estava, sim, bastante pronta pra aprender. Ainda faltam uns acertos, mas pra quem passou a sair sem fraldas há apenas duas semanas, acho que estamos bem.

Então estamos assim:

Avanços:
- Ela já pede quase sempre quando quer fazer xixi; quando passa muito tempo sem pedir, eu ofereço.
- Ela começou a recusar as fraldas. Não quer mais colocar a fralda pra sair e na creche tem pedido pra tirar a fralda pra fazer xixi (eles colocam a fralda pra soneca).
- Ela consegue fazer xixi voluntariamente antes de sair de casa, então sempre sai com a bexiga vazia.
- Ela já fez xixi em vários banheiros fora de casa: do parque, da casa de amigos, da igreja, do CCBB.
- Ela muitas vezes vai sozinha ao penico, abaixa a calcinha e faz xixi. Quando chego lá ela já fez.
- Ela voltou a fazer cocô no penico normalmente aqui em casa, nada mais de fazer no box.
- Estou descendo pro parquinho com ela todos os dias sem fraldas há duas semanas e ela nunca fez na calça.
- Ela acorda quase sempre com a fralda seca.

O que ainda temos a melhorar:
- Ela ainda se distrai brincando, principalmente quando está fora de casa, e às vezes faz xixi na calça. No último fim de semana tivemos um incidente no sábado e um no domingo.
- Ela nunca fez cocô no sanitário fora de casa, então tivemos alguns acidentes de cocô na calcinha (que não escorreu, então foi como se tivesse sido na fralda de pano).
- Na creche, quando está brincando no parquinho, ela muitas vezes faz xixi na roupa.

Mesmo com essas pendências, o desfralde está me dando menos trabalho do que a situação em que estávamos. E, o mais importante: Emília está sendo respeitada. Nada de prisão de ventre, nada de segurar xixi tempo demais e ameaçar infecção urinária. Ela, na verdade, tem estado super orgulhosa dos seus avanços e ainda fica feliz sempre que faz xixi no penico ou no vaso.

+++

Pra concluir, uma ajuda das leitoras:

É só aqui em casa ou os filhos de vocês também gostavam de enfiar a mão na obra depois de fazer cocô no penico???

13 comentários:

Anna disse...

que mocinha a Emília!

Aqui em casa ele não colocava mão na obra não, mas, com a saída das fraldas descobriu o próprio pinto.

Vivia com a mão no pinto! Até que desencanou...

beijo pra vocês!

Mury disse...

Olá, Parabéns pelo desfralde e parabéns para Emília ;)
Leio seu blog há algum tempo já, mas nunca havia comentado. Pois, hoje resolvi comentar para lhe fazer uma pergunta sobre as fraldas de pano. Eu e meu marido combinamos de usar as fraldas de pano com o nosso filho, um pouco por causa do dinheiro, mas muito mais pelo lixo que as fraldas descartáveis produzem. Então que compramos uma como experiência e acabei não empolgando muito, ela não durou nem duas horas e já dava pra sentir o geladinho do xixi no bumbum. Gostaria de saber que tipo de recheio você usa nela para que tenha uma melhor absorção e durabilidade, se puder me dar essa dica agradeço ;) Bjinhus nessas meninas lindas.

Gab disse...

Então Lia, por aqui vamos completar firmes 2 anos de uso exclusivo de fraldas de pano, nem uma única fralda descartável, nem pra dormir

já escrevi sobre isso algumas vezes fazendo considerações similares à sua sobre a auto-percepção corporal:

http://familianesguinha.blogspot.com/search/label/Fraldas%20de%20pano

Mas nosso desfralde tá bem menos acelerado, mais um "pré-desfralde" como vc diz:
apenas muito, muito tempo sem fralda, e aí ela avisa, e presença do peniquinho
ela gosta de fazer de conta e sentar no penico, mas na hora do "vamuvê" nunca se dirige pra lá, haha...
faz xixi no chão e avisa "mãe, xixi!!!"...
a gente fica reforçando, elogia quando senta e tal, mas não queremos forçar nada, pra não traumatizar, nao criar prisão de ventre etc.

só fico na dúvida do redutor, pois já sentei ela no vaso grande e ela parece que curtiu
muitas mães já me relataram que redutor deu + certo que penico pra elas
faz sentido, pois a partir dos 2a já começa a fase da autonomia, criança gosta de se sentir grande

nao tenho o redutor, só o penico
mas pretendo em breve fazer o teste e aí volto aqui pra contar se foi + fácil convencer a ir pra lá em vez de ficar molhando a casa, ta?

ps: ah, e concordo integralmente com sua afirmação que só quem nao usa fralda de pano pode achar que passar um paninho no chão dá trabalho!
:)

Jane Garcia disse...

Olá Lia, parabéns pelo desfralde, linda a Emília!

Minha menina acabou de completar dois anos e esta começando a desfraldar. Percebo que ela tem mais facilidade em pedir para ir ao banheiro ou penico no caso de cocô; xixi ele esquece bastante ainda.

Fica boa parte do dia sem fraldas também, mas acontece vários acidentes com xixi e algumas com cocô também. Esta sendo tranquilo no saldo geral, ela não colocou a mão na obra de arte ainda não...rs

Lia, tenho na verdade, a mesma dúvida da Mury do comentário anterior, no inicio usava somente fraldas de pano, mas precisava trocar a fralda a cada xixi, usando mais de 10 fraldas por dia na maioria das vezes...
E sempre coloquei descartável para dormir, pois ela ficava muito molhada no primeiro xixi.

Agora, ela praticamente acorda seca, então está mais tranquilo.

Será que o problema era o recheio das fraldas de pano?

Gostaria de conversar com vc sobre rotina de alimentação vegetariana. Vc poderia me mandar seu e-mail? O meu é jane.garcia1@gmail.com

Abraços e que Deus os abençõe!

Kelly Resende disse...

Nossa, Lia, que bom que o desfralde está indo tão bem! Emília já está saindo sem fraldas! Clara ainda não começou. Ela já faz alguns xixis e cocôs no vaso, o penico ela não quer mais. Outro dia estava trocando a fralda de cocô e ela falou: ai, xixi! Pela primeira vez ela sinalizou que ia fazer xixi e segurou até eu colocar a fralda de volta. As fraldas da noite por aqui ainda amanhecem bemmmm cheias.
Beijos e parabéns pelo sucesso!

Gab disse...

Oi Lia, respondendo nos 2 blogs (aqui e no meu):
a verdade é que as fraldas da FB variam muito, nesse 2 anos em que tive vários modelos, te digo que às vezes fazia um pedido com base em alguma fralda que eu tinha achado boa, e quando chegava não era exatamente igual! É um mistério, os modelos são irregulares! Até já comentei isso lá com eles, a Bettina é super-acessível e muito interessada em aperfeiçoar as fraldas, mas enfim... que são irregulares são, isso é fato: alguns vazam, outros não.
Os 1os modelos (+ ou - na época que vc deve ter testado na Emília) vazavam mais, hj tenho umas que se ajustam perfeitamente.
Eu falo que ela tem as "fraldas boas", essas eu separo pra mandar pra escola, sair etc., as outras são as que deixo pra usar em casa, ou situação que se vazar não vai ter problema.
Mas quer saber, outras mães me contam que até fralda descartável vaza! hehehe...
Ah, mais uma coisa: há alguns meses passei a usar calcinha ou cueca por cima da fralda, e aí fica perfeito, segura 100%!

Pra quem se interessa em tentar fralda de pano, acho que o lance é testar o que se ajusta melhor pro corpinho de cada baby, pq varia.

Valeu pela dica da outra marca, eu nem conhecia, pra ser sincera quando Inaê nasceu e eu procurei aqui no BR só encontrei FraldaBonita, mas legal ter outras referências.

Beijos!

Gab disse...

Pra Mury e Jane: como recheio, eu sugiro de usar uma fralda de pano, inteira ou cortada ao meio. Em loja de bebê tem várias, algumas são horríveis, esgarçam, e desconfio que nem sejam algodão como dizem. Eu uso marca Cremer tipo Super-Plus (acho que é isso), tem que lavar umas 4 vezes antes, pra ela ficar ainda mais macia. Depois cada vez que lava (ou seja, todo dia kkkkk) vai ficando ainda mais macia.
Quando minha filha era pequena, eu usava recheio só com a cortada na metade, hj uso com a fralda de pano inteira dobrada como retangulo, e por cima da fralda-calcinha (a que tem o botão e o forro interno de plástico), estou colocando calcinha ou cueca, como disse acima.

Tá segurando totalmente.

Muitas vezes, eu troco só o recheio, e não precisa trocar a fralda-calcinha.

Porém, meninas, muito importante lembrar: fralda de pano vai precisar trocar mais vezes, sim!! A descartável só te dá a impressão que o baby tá seco pq tem um gel químico de algum tipo, mas ele tá sentado em cima de xixi do mesmo jeito, viu?
Eu pessoalmente prefiro trocar mais vezes e saber que minha menina estará realmente seca!
Talvez tbém seja o que facilita o desfralde como a Lia tá relatando, pq é um pulo pra ir deixando mais peladinha, e pra eles perceberem o xixi, né?

Bjos pra todas,

Gab, mãe da Inaê

Luíza Diener disse...

ô, que coisa linda!

bom, eu descobri uma fralda noturna ótima.
sorte que a emília não está mais precisando!

e o que fazer com um bebê de 1 ano e 5 meses que não quer mais usar fralda, mas não faz a menor ideia de como fazer xixi? quando pede pra fazer cocô ele pelo menos peida. ahahahha!

agora, eu tenho uma teoria: quem já usava fralda de pano e tem cachorro em casa, não deve sofrer tanto assim com desfralde de menino não.

parabéns pra emília e pra vcs. e boa sorte com a nova obra que começa ;)

Proprietária orgulhosa do sanatório disse...

Olha, a Cissa não enfia a mão no cocô do penico mas ela meio que tenta se limpar com a própria mão, se é que me entende.Fico brava com isso mas disfarço bem, só tenho que limpar o bumbum e as mão dela toda vez que faz #2.

bjs

Carolina Tsai disse...

nossa, eu comprei uma fralda de pano (uma não, 15! ai se arrependimento matasse) que nunca aguentou mais que 3h sem vazar, geralmente vaza em 1h30, mesmo quanto o Linus tinha 4 meses, que foi quando eu comecei a usar... usar assim né, só quando está muito calor pra ficar só de fralda, porque o tanto de roupa que ele tem não dá conta das vazadas da fralda... no fim, apesar das tentativas e investimento, ele usa mais a descartável mesmo.... e ele odeia trocar a fralda, então já viu né.

Maria Thereza Pinel disse...

Espero que o desfralde da Lara seja assim, melhor do que quando usava fralda, se é que me entende! =D

Ana Júlia disse...

Excelente a postura adotada por você.
A única vez em que uma de minhas filhas "meteu a mão na massa" foi aos 9 meses. Tinha feito o número 2, e a fralda descartável tinha vazado (olha que legal). Aí, ela resolveu usar o "produto" como tinta facial, pintou o berço, a parede, os lençóis... Quando entrei no quarto, e vi tudo pintado de marrom,inclusive a boquinha dela, dei um gritão de susto!

Nunca mais se repetiu, graças a Deus. Talvez pelo fato de eu ter sempre dado grande oportunidade para que elas espremessem e se melecassem com os mais diversos tipos de gosmas caseiras ( trigo com água e sal, espuma de barbear, massinha de modelar comestível e também da industrial, etc).Enfim, acho que funcionou.

Beijão

Mariana Teixeira disse...

Gostei muito desse post! Aqui passamos a usar fraldas de pano na minha caçulinha quando ela tinha 6 meses de idade. Se eu tivesse pesquisado antes, logo na gestação, com certeza eu teria usado bem antes dos 6 meses, masssss, antes tarde do que nunca não é mesmo?

Hoje minha filha vai completar 1 ano e 10 meses, e está integralmente em fraldas de pano modernas. Inclusive vai pra creche com as fraldinhas, e não tenho problemas com vazamentos, as educadoras nunca reclamaram, tudo em ótima harmonia!!!

Gosto de um absorvente noturno que é um espetáculo, absorve muito mas muito mesmo.

Comprei através desse site: http://www.fraldasdipano.com.br/index.php

Beijos


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.