sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobrevivi

Foram cinco semanas de férias escolares: três com o marido, duas sem (a primeira e a última). Fiquei o dia todo com as meninas, cuidando de todas as refeições da família e com diarista apenas duas vezes por semana. Nesse período eu:

- tirei a mamada vespertina da Emília;
- quase tirei as fraldas de Emília (estamos chegando lá);
- organizei - com a mão preciosa da sogra - a (mini) festa de 2 anos de Emília;
- tive um vislumbre dos terrible twos e comecei a achar que eles existem; e
- mantive Margarida gorda obesa à base do sempre livre demandado mamá.

Até que foi mais tranquilo do que eu imaginei. Fez muita falta o tempo que eu tinha sozinha com Margarida, mas nos momentos em que eu estava sozinha com as duas elas se comportaram muito bem.

Emília está naquela montanha russa dos dois anos: momentos de extrema fofura alternados com outros em que dá vontade de colocar um tampão de ouvido e sair correndo. É "não, não, não", "pode sim", "vai não", "vai sim", muita esperneação e muita gritaria. E vamos respirando fundo, conversando e sobrevivendo.

(Mas, cá entre nós: é difícil, mas eu amo!)

+++

E muita gente tem perguntado por Margarida. É verdade, tenho falado muito pouco dela.

É que ela é assim, mais na dela. Margarida me inspira silêncio, discrição. Durante a gestação, me fez gostar de mistérios. Não quis saber seu sexo e mantive em segredo que ela nasceria em casa. E nasceu no seu tempo, à luz de velas, com música suave.

Margarida não gosta de multidões. Chora, se esconde, e quando a levamos para um canto sossegado, abre um sorriso.

No meu ventre, sempre se movimentou suavemente. E continua suave.

Dorme bastante, de dia e de noite. E adormece com muita facilidade. Deitamos juntas na cama, nos olhamos, sorrimos uma para a outra e, juntas, fechamos os olhos.

Margarida se desenvolve como se poderia esperar de qualquer bebê, sem pressa. Com pouco mais de quatro meses, senta com apoio, rola parcialmente, fica em pé apoiada com muita dificuldade - talvez por causa dos seus 8kg. Tem dois incisivos rasgando a gengiva inferior.

Gargalha, gargalha muito. E sorri pra qualquer um.

Margarida, a flor, não é tão cheirosa quanto a minha.

Esta é Margarida aos quatro meses.

18 comentários:

Fernanda disse...

Lia, muito, muito lindas suas filhas!!! Que sorrisinho maroto da Emília e que fofura extrema a Margarida!!
Adoro seus textos, seu jeito sereno e maduro de ser mãe, a sensação que tenho é que você administra tudo com o pé nas costas e com um sorriso nos lábios...
Beijão

Raquel (NY) disse...

Ah, voce fez muito mais que sobreviver - parabens, as duas estao grandes e lindas.
Nem me fale dos TT - aqui em casa parece que comecaram aos 20 meses. Paciencia e consistencia, e o que repito para mim mesma 100 vezes ao dia.

Maria Thereza Pinel disse...

Ai meu deus que coisas lindas essas duas juntas!!!!

Acho que a Margarida vai ficar maior que a Emília, hein? hahahaha
=D

Deve ter sido ótimo mesmo essas férias com a família reunida!

Quero saber do aniversário da Emília depois! Toda ideia é pouco para eu preparar o segundo aninho da Lara!

Mari Mari disse...

Pronto! daqui a pouco voce vai ter menos outro nenem em casa... af...

AlinedaLuiza disse...

Obrigada pelas notícias!
Estávamos sentindo sua falta!

E que lindas flores, as suas!
Emília, linda, está muito parecida com você!
Margarida também é linda, cheia de expressão no olhar.

Apareça, Lia.
Bjs!

Tchella disse...

Parabéns querida! Estás com duas princesinhas lindas! Deus abençoe tua casa!

Cíntia disse...

Deus meu!

Que coisinhas mais preciosas essas meninas Lia.

Deus abençoe vocês.

Fiquei com vontade de estar aí e pegá-la um pouquinho no cólo.

beijos nossos.

(PS - os terriveis 2 anos estão hospedados aqui em casa há algum tempo também!)

Sarah disse...

Ia comentar o post mas não consigo pensar em mais nada depois dessa foto! Margarida é gigante! E as bochechas! E como as duas se parecem!
Ah lembrei: os dois primeiros dentinhos do Bento tb nasceram nessa fase, dos 4 para 5 meses. E ele tinha pouco mais de 7 kg, bebê jumbo também rs...
bjos e um cheiro nas duas florzinhas!

Kelly Resende disse...

Oi Lia, as meninas são lindas! A Margarida é bem parecida com a Emilia! Vc é mto guerreira de dar conta de tudo sozinha, inclusive cuidar da comida! Tiro meu chapeu, viu.
A escola da Emilia já começou? A da Clara só no dia 06/02, ainda temos 2 semanas de perrengue, nem sei como vai ser...
Beijos

Priscilla Perlatti disse...

Lia, elas estão lindas!
Vem cá, não tem mingau nesse mamá, não? (uau, 8 kg!) Que saúde! ;-)
Beijos

Priscilla

Lili disse...

Como a Margarida eh gigante! As duas estão lindas! Adorei ler as historias das duas e ver as fotos delas usando a mesma roupinha com idades tão diferentes! rs Demais!!

bjos

Roberta Lippi disse...

Lia do céu!!! Que gorducha linda essa Margarida!!! A Emília faz mais a linha mignon das minhas filhas, mas essa Margarida tá se esbaldando nesses peitos da mamã, hein? Que delícia!!!

(ó, e não é pra desanimar: eu achei os 3 piores do que os 2 anos. Não sei se é porque eu estava grávida, mas a Luísa na fase dos 3 anos tinha momentos muuuuuito insuportáveis. Afe, ainda bem que passa. E elas vão ficando cada dia mais lindas. Ah, e agora o lado bom. Se já é uma delícia ver as duas juntas agora, vc não imagina o que vai ser essas duas brincando juntas depois que a Margarida estiver maiorzinha, depois de 1 ano. Você vai enlouquecer).
Beijos, querida

Fabi Alvim disse...

A foto tá o máximo!!! Emília "aguentando" os 8kg da Marga... peraí... 8kg!!!!! Caraca, Lia!!! Minha lombar latejou!rsrs
Ela tá linda!
bjs

Mas vou te falar... quem inventou os terrible two ainda não tinha chegado nos seven... :-/

Unknown disse...

Own Lia, como elas estão grandonas!!!!!!! Fiquei impressionada com o tamanho da Margarida, coisa mais fofa, como crescem rápido!!!

E também estou aqui vivendo os "terrible twos" com João, eu, que acreditei que passaria ilesa, com um anjinho do meu lado. Pura ilusão. Apesar de tudo, estou com você: muita conversa e paciência. Mas seguindo com muita confiança que vai passar, mesmo porque o que a gente mais ouve é "vai passar". Vamo que vamo!

bjos nas fofuras!

Fabiana disse...

Que foto linda. Margarida é a sua cara, menina. Igualzinha a mamãe.

Mas as duas estão liiiindas e parabéns pela mami guerreira que vc é e que da conta de tudo.

Bjos.

Nuana disse...

LINDAS ESSAS DUAS..LINDAS TODAS....BJO GRANDE

Roteiro Baby disse...

Uau! No mês que vem, compre fantasia de "mulher maravilha"! Vc é uma super mãe...

Alessandra disse...

Elas estão lindas!! Parabéns pelas filhas!
Beijos Alessandra
Obs: quando puder acessa meu blog: www.casacosturaepatch.blogspot.com


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.