terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fofa

Uma das perguntas mais frequentes para uma recém-mãe-de-dois é: "Como o mais velho está reagindo?"

A reação mais esperada pela maioria é ciúmes. E muita gente me pergunta se Emília está com ciúmes. Minha resposta é: não, pelo contrário. Ela tem ciúmes, mas não de mim: da Margarida. Se uma criança chega perto do carrinho, ela esbraveja: "Não, é minha imãzinha!" Se um adulto pega Margarida no colo, Emília protesta: "Não podi pedá a Maida nu tolo, moça! Só a mamãe!".

Enquanto estou sozinha com as duas (durante as tardes), ela normalmente se comporta muito bem. Claro que tem aqueles dias de cão, mas eu diria que eles não chegam a 20%. Nos outros 80, ou talvez 90% do tempo, estamos bem tranquilas.

+++

Digo à Emília pra ir buscar um livro para lermos juntas. Enquanto ela corre pro quarto, Margarida começa a reclamar e esfregar os olhos. Deito na rede com ela para colocá-la pra dormir. Pouco depois chega Emília, com o livro na mão:

- A mamãe lê pá Emília.

Ela me olha e nem espera a resposta:

- Não. Emi lê sozinha. A mamãe tá tom a Maida. (Raaasga coração!).

Ela senta no chão, com o livro virado pra mim. Começa a fazer um gesto com as mãozinhas e cantar:

- Telelê, talalá, ximbum, xalalá. Hitoinha bunita vamo tontá. Olha só.

E começa a folhear o livro. Sozinha.

+++

Emília ainda mama, e uma das mamadas acontece de manhã, assim que ela acorda.

Dia desses Margarida acordou um pouco mais tarde que de costume e, quando Emília abriu os olhos, me viu dando o mamá pra Margarida na poltrona. Vi Emília sentada na cama e fiquei esperando como ela ia reagir.

Ela levantou, fez carinho na cabeça da Margarida, deu um beijo nela, sentou de novo e disse calmamente:

- Té mamá.
- Depois que a Margarida terminar, tá, meu amor?

Pediu mais umas duas vezes, sem choramingar, compreendeu e esperou.

+++

Fico estarrecida com a maturidade e a doçura de Emília. O único trabalho que ela tem dado recentemente é compartilhar os brinquedos. Está naquela fase de tudo é meu. Dia desses estava contando a história do Natal numa Bíblia para crianças e ela queria roubar a manjedoura do menino Jesus. "Pô favô, neném". Eu perguntei se ela ia dar a cama dela pro menino Jesus e obviamente ela disse que não.

Fora isso, de vez em quando ela apronta alguma para chamar a atenção: riscar a mesa com giz, beber a água do banho ou sentar no bouncer da Margarida. Mas isso rarissimamente acontece quando estou sozinha com as duas.

E é por isso que vivemos dizendo:

- Emília, você é linda!

E ela responde:

- Não, é fofa.
- Linda e fofa.
- Linda não. Só fofa.

19 comentários:

Mari Mari disse...

Lia, aqui em casa nao rolou ciúmes nao. Acho que as diferencas de idade menores (um ano, um ano e meio, nao muito mais que isso) nao dao espaco pra ciúmes. o joaquin tambem tinha (tem!) ciumes da elena, nao deixa ninguem brincar com ela. Com o terceiro agora acho que vai ser mais facil, porque ter irmao nao é novidade. quanto aos brinquedos, ele ainda está aprendendo a dividir. tudo a seu tempo.

Dani Garbellini disse...

Own! Fofa, fofa, fofa!

Lia, me ensina? O meu é tão pimenta...

Beijoca!

Anônimo disse...

Xará, sem querer ser intrometida, e já sendo...só te alerto: a coisa do ciúmes, aqui em casa, e pelo que andei conversando por aí, começa a pegar a partir dos 4/5 meses da caçula que é quando o bebê começa a interagir mais e ficar mais, pq não, fofo! Prepare-se! Bjs

Tchella disse...

aaaain linda e fofa sim!

Kelly Resende disse...

Ai, Lia, que delícia de menina, vc tem um tesouro em casa! Aliás, 2 né. Claro que grande parte disso é resultado do jeito amoroso e tranquilo que vc lida com elas, mas essa pequena é mesmo especial.
Beijos

Mariana - viciados em colo disse...

ai que fofa!

também tive poucos problemas de ciúme quando arthur nasceu. agora as brigas são entre os dois mesmo: ele está crescendo...

beijoca

Isabela Kanupp disse...

Ai que coisinha mais lindinha!
Realmente é muito bom quando não se sente ciumes, quando a minha Beatriz nasceu o irmão dela tinha 6 anos, ele mora com os avós - é filho do marido só - e conviveu muito comigo durante a minha gravidez, e também quando a Beatriz nasceu, e ele sempre foi MUITO amoroso!!!

Beijos!
http://parabeatriz.blogspot.com

Cíntia disse...

Posso dizer? É fofa demais! Ai que delícia Lia. Achei que ela teria ciúmes, porque ainda é pequena e eles não entendem. Mas a Emilia está dando um show de maturidade hein? Parabéns! Por aqui a Beatriz nem tem irmãzinha, mas me provoca tomando água do banho, misturada com sabonete líquido. :(

beijo

Nine disse...

Linda e fofa demais! Sabes que conversando com amigoas que já tem mais de um filho, todas são unânimes em dizer que o ciúme é mais em relação ao irmão/ã do que com os pais.
Beijos,
Nine

Carol disse...

fooooooooofa!
e linda também, ué.

amei a maturidade da Emilinha, parabéns pela criacao tranquila que vcs dao a ela!

beijao

Alice disse...

Difícil é resistir a tanta fofura reunida em uma casa só. Ia passar o dia tendo ataques de beijos e apertões nessas duas meninas...

Avassaladora disse...

O Gui também não teve nenhum ciúme e adora a irmã, é lindo de ver!!!
Agora rolam algumas briguinhas porque a Ciça já quer pegar os brinquedos dele, mas nada como uma intervenção materna pra ajudar...

Fabi Alvim disse...

Eu queria um pouquinho dessa paz por aqui!
Ah!! Fofa demais!! :-)
beijos

Paloma Varón disse...

Aiiii, quanta fofura!!
Emília, vc é fofa e é uma figura também! Figura pode?
Beijos

Laila disse...

Own, mil vezes fofa! Babo mto nessa relação linda entre irmãs q já está sendo construída.

Beijos e parabéns pelas filhotas

Maria Thereza Pinel disse...

Fofa é pouco pra Emília!!! Nossa, como ela é gostosa meu deus!!!!

Parece até mentira, de tão linda, e sim, madura!
Se a gente que é titia virtual, sente esse orgulho, imagino vcs, pais!

E que ela continue assim, linda, educada, e FOFA! =D

Beijo!

Mamma Mini disse...

Fofa mesmo essa Emília né Lia? que querida... aqui também o DAvid não teve a crise de ciúmes esperada, mas ele tem uma certa dificuldade em dividir a mãe com o Beny, ele sempre pede pra eu dar o BEny pra alguém...rs, e sempre quer algo na hora que o Beny está mamando... mas sempre vem dar beijinho, sempre pede pra fazer carinho nele quando ele está no meu colo... mas ele é muito carinhoso e sempre fala que o Beny é o neném mais "bunitinho" do mundo, e costuma chamar ele de "baby"... me derreto... é bom demais né? nossos momentos de mamada noturna sempre é também o David no chão com um livrinho e eu na cadeira com o Beny... o David conta histórias pra gente...
e assim vive a mãe de dois/duas e afins...
beijo querida

Carol disse...

Olá Lia, tudo bem? è a primeira vez q visito seu blog e já adorei. Tb estou passando pelo mesmo. Mãe "fresca" de dois. O diferente é q meu 1º filho tem nove anos. Foi por causa dele que repensamos ter outro filho. Ele sempre pediu. E no ano passado a coisa aumentou. Sentamos, eu e meu marido, conversamos e decididos a ter outro beb~e, falamos com o João sobre o que ele esperava sobre a possibilidade de um irmão ou irmã. Ele simplesmente disse: - vocês vão realizar meu sonho! bastou. Hoje ele é super protetor da Isa, e adora participar. Mesmo tendo uma diferença de idade considerável agora, acredito que no futuro, serão bons companheiros. Um beijo e parabéns pelas filhas lindas!

Unknown disse...

que lindas lia!!! Você sabe que aqui, com três, também nunca enfrentei ciúmes quando eram menores? acho que me preparei tanto (e preparei os mais velhos) que tudo correu bem, com naturalidade.

Mas agora, com as meninas uma pouco maiores (7 e 5 anos) e João com pouco mais de 2 anos... ficam com ciúmes sim. Às vezes ficam os três pedindo colo ao mesmo tempo. É um Deus nos acuda. mas sabe como é mãe, sempre contorna as coisas e acaba conciliando.

bjos nas lindas!


Seguidores

 
Blog Design by Template-Mama.